TJSP na Mídia: desenvolvimento da Plataforma de Justiça Digital é destaque na imprensa

Valor Econômico abordou avanço tecnológico e economia.

 

        O anúncio do desenvolvimento de nova Plataforma de Justiça Digital pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, com a contratação da empresa Microsoft, foi destaque na imprensa. O jornal Valor Econômico publicou hoje (21), no caderno Legislação e Tributos, matéria sobre os recursos de tecnologia que serão utilizados, os avanços pretendidos e a previsão de economia para o TJSP.

        A nova plataforma substituirá, de forma gradativa, o sistema utilizado atualmente. Serão revisados os fluxos de trabalho, evitando a reprodução da tramitação do processo em papel, automatizando as etapas possíveis. Por exemplo: o controle de custas e depósitos judiciais nativo do sistema e a possibilidade de oficiais de justiça cumprirem mandados por dispositivos móveis,  eliminando a elaboração de certidões e retorno ao fórum. A plataforma será mais intuitiva  e incorporará novas tecnologias,  como a inteligência artificial, sendo compatível, ainda, com dispositivos móveis. Outra conquista é a propriedade do Código Fonte, que permitirá ao próprio Tribunal aprimorar o sistema ou realizar suporte técnico.

        A matéria veiculada pelo jornal ressalta os aspectos positivos do armazenamento de dados em nuvem. “Será o primeiro [Tribunal] do país a tomar esse caminho – e um dos poucos no mundo”, constou no texto. “Vamos economizar e, por estarmos em nuvem, ter uma capacidade de armazenamento e inovação infinitamente maior”, afirmou o presidente à reportagem. O contrato para a implantação do sistema foi de R$ 1,32 bilhão, a ser pago em parcelas mensais. Ao final de 5 anos, o custo fixo anual do TJ com o sistema judicial terá redução de 40%, além de eliminar a necessidade de alto investimento na renovação de Data Center, que ocorreria em 2021 caso modelo de gestão de processos atual fosse mantido.

        A Plataforma de Justiça Digital também foi tema de matéria no site Consultor Jurídico e em sites especializados na área de tecnologia da informação – TI Inside e Computer World.

        Os veículos de imprensa também noticiaram a primeira etapa do contrato, que contempla os Juizados Especiais e a área de adoção. No caso do módulo de registro de adoção, a tecnologia agregada objetiva criar  cadastro estadual, utilizando inteligência artificial para potencializar a chance de encontro entre interessados e crianças e adolescentes. Outro ponto é que a nova plataforma permitirá aos usuários externos – advogados, promotores e partes –, por seu perfil individual, acessar o sistema por desktops e dispositivos móveis peticionamento, gerenciamento e consulta de processos, além de agendamento de sustentação oral e consulta de processos em cartórios.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / AC (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP