Tribunal mantém condenação de homem que agrediu esposa

Vítima sofreu lesões de natureza leve.

 

        A 13ª Câmara de Direito Criminal manteve sentença de homem condenado por agredir a esposa. Pelo crime, ocorrido na cidade de Tupi Paulista, ele foi sentenciado a três meses de detenção em regime aberto.

        Consta dos autos que o acusado chegou embriagado em casa e, após discussão com a esposa, acabou agredindo-a, causando lesões de natureza leve. Em seu depoimento, a vítima afirmou que já sofrera agressões anteriores e que na data dos fatos a filha do casal, de oito anos de idade, presenciou o ocorrido.

        Em seu voto, o relator do recurso, desembargador Luiz Augusto de Siqueira, afirmou que o resultado do exame de corpo de delito não deixa dúvidas sobre a agressão. “Não é crível tratar-se, portanto, de mera discussão de casal”, escreveu.  “Diga-se que o ciclo da violência doméstica, em geral, se inicia com ameaças, seguindo-se para agressões leves. A mulher ameaçada ou agredida, diante de pedidos de perdão ou de promessas de mudança de comportamento, reata o relacionamento, desmentindo, até mesmo em juízo, a ocorrência dos delitos. Os episódios, todavia, se repetem, com agressões cada vez mais graves, chegando, em alguns casos, lamentavelmente, até ao assassinato da vítima. Daí porque, impossível a absolvição, como pretende a defesa”, concluiu.

        O julgamento teve a participação dos desembargadores José Antonio de Paula Santos Neto e Roberto Galvão de França Carvalho e teve votação unânime.

        Para saber a quem recorrer em casos de violência doméstica e de gênero, clique aqui.

        Apelação nº 0002586-12.2018.8.26.0638

 

        Comunicação Social TJSP – AA (texto) / Internet (foto)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP