TJSP na Mídia: Jornal “O Vale” entrevista presidente do TJSP

Matéria aborda gestão no TJSP e democracia brasileira.

 

        O jornal “O Vale” publicou, no último sábado (19), entrevista exclusiva com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que estava na região para reunião de trabalho com os juízes da 9ª Região Administrativa Judiciária (RAJ) – São José dos Campos e para participar do 63º Congresso Estadual de Municípios, que aconteceu em Campos do Jordão. O presidente conversou com o repórter Xandu Alves e falou sobre sua gestão na Corte paulista e sobre o momento do País.

        Pereira Calças destacou como marca de sua administração (biênio 2018/2019), que se encerra em dezembro, a racionalidade administrativa. “O serviço público tem muitos vícios e procurei imprimir ao TJ a racionalidade administrativa. O orçamento sempre é insuficiente e procurei diminuir despesas e fazer uma gestão administrativa com ética e racional. Assumi o TJ com 44 mil servidores e estou entregando com 41 mil, sem perder em eficiência e usando a tecnologia”, destacou. Entre os itens que geraram economia de recursos, está o gasto com locação. “Devolvemos prédios alugados e conseguimos renegociar prédios locados. Temos cerca de 750 prédios do TJ, e mais de 350 são alugados. Fizemos corte de despesa com locação de 20% a 30% abaixo do preço”, contou ao jornalista.

        Assuntos em destaque na imprensa brasileira também foram abordados pelo repórter, entre eles, a opinião do presidente sobre a prisão após decisão de Segunda Instância e sobre a democracia brasileira. “As funções legislativa, executiva e judiciária têm que ser harmônicas, independentes e devem observar o sistema de freios e contrapesos", afirmou Pereira Calças. Para ele, o país não aceitaria mais um novo regime autoritário que tente tutelar a democracia e vê o papel do Judiciário e o da imprensa como indispensáveis. "A democracia não é um sistema perfeito, mas ainda é o melhor que existe. Todos os juízes com formação jurídica bem feita têm que defender a democracia. A imprensa também tem seu importante papel."

        Veja a íntegra da entrevista.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / LF (arte)

        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP