TJSP na Mídia: Notícias sobre o Tribunal em meios de comunicação

Matérias no ConJur e no Jornal de Jundiaí.

 

Meios de comunicação abordaram temas relacionados ao Tribunal de Justiça de São Paulo. O portal Consultor Jurídico (ConJur) publicou, na terça-feira (28), palavras proferidas pelo novo subprocurador-geral de Justiça de São Paulo, Arnaldo Hossepian, à Corte paulista durante sua primeira participação no Órgão Especial do TJSP. Já o Jornal de Jundiaí divulgou, hoje (30), matéria abordando o programa Adote um Boa-Noite, criado pela Justiça bandeirante, que visa estimular a adoção tardia.
Conforme noticiou o ConJur, na sessão do Órgão Especial realizada no dia 22, Arnaldo Hossepian criticou a generalização de condutas como forma de atingir a Magistratura. De acordo com o subprocurador-geral de Justiça, "aqueles que não conseguem reconhecer o trabalho hercúleo dos magistrados e desembargadores de São Paulo, seguramente, ou são pessoas portadoras de má-fé ou que não conseguem compreender a realidade do nosso estado e as vicissitudes que a Magistratura enfrenta". Segundo Hossepian, "o ataque à honra do TJSP representa um ataque ao Ministério Público paulista".
O Jornal de Jundiaí informou que oito adolescentes da cidade aguardam adoção, além de outros três com mais de 18 anos que possuem algum tipo de deficiência. Entrevistado, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Jundiaí, Jefferson Barbin Torelli, falou do projeto Adote um Boa-Noite. “O que procuramos fazer é a sensibilização para a importância da adoção tardia. O jovem que está na adoção já perdeu tudo, não tem um vínculo familiar, então não tem perspectivas quando atingir a maioridade e precisar seguir a vida”, disse o magistrado. A assistente social do fórum de Jundiaí, Viviana Gualtieri, contou que o processo para adoção tardia é mais simples, pois não há filas: “A pessoa interessada pode entrar no site do TJ e ver as crianças e adolescentes. Para se inscrever, é preciso mandar um e-mail para a Vara da Criança e do Adolescente, o técnico entrará em contato e será feita uma avaliação e a habilitação para a adoção”, falou.

 
Adote um Boa-Noite
O projeto Adote um Boa-Noite tem por objetivo estimular a adoção de crianças e jovens com mais de oito anos e/ou que possuam algum tipo de deficiência – daqueles que se candidatam a adotar, cerca de 90% buscam crianças pequenas. Desde outubro de 2017, o site www.tjsp.jus.br/adoteumboanoite divulga fotos e relatos de crianças e adolescentes acolhidos pelo Poder Judiciário. A ideia é dar visibilidade a esses jovens, mostrando-os como sujeitos de direitos, parte integrante da sociedade, além de tentar contribuir com a evolução da concepção social de adoção, ampliando a baixíssima quantidade de adoções com esse perfil. O programa já concretizou 25 adoções. Outros seis adolescentes que não participavam do Adote um Boa-Noite foram adotados por pessoas atraídas pelo projeto. Atualmente 30 processos de adoção estão em andamento pelo programa.
 
Comunicação Social TJSP – SB (texto) / LF (arte)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial   

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP