Antonio Carlos Alves Braga Júnior é o mais novo desembargador paulista

Posse administrativa realizada nesta quinta-feira (25).

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, hoje (25), a posse administrativa de Antonio Carlos Alves Braga Júnior no posto de desembargador. Na abertura do evento virtual, o presidente da Corte paulista, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, afirmou que os magistrados passam por inúmeros momentos de importância em suas carreiras, como, por exemplo, a posse, o vitaliciamento, a chegada na primeira comarca. “É motivo de júbilo e comemoração – daí a importância ímpar desta solenidade, que é realizada de longe, mas permite nos aproximarmos um dos outros com o coração”, afirmou. Assista à cerimônia no YouTube.
O desembargador Antonio Carlos Alves Braga Júnior chega ao ápice da Magistratura após 31 anos. Em seu discurso ele rememorou a trajetória. “Quantas profissões, quantas ocupações oferecem uma oportunidade de recomeçar, de reiniciar as atividades e perspectivas depois de 31 anos?”, refletiu. Ele proferiu agradecimentos aos magistrados e servidores que o auxiliaram em sua jornada e compartilhou experiências marcantes, como o fato de há muitos anos integrar a Comissão de Tecnologia da Informação do TJSP, inclusive durante um dos momentos mais desafiadores da história da Corte, no início da pandemia da Covid-19, no ano passado. Segundo o desembargador, foi realizado “um trabalho invisível de transformação, que possibilitou algo de escala nunca feita antes”. “Fazer parte dessa experiência, com todos os seus desafios, foi incrível”, resumiu. O magistrado também homenageou a memória de seu pai, o desembargador Antonio Carlos Alves Braga, falecido em 1999, que foi corregedor-geral da Justiça de São Paulo no biênio 1994/1995. Ele afirmou que todo o dia recorre aos ensinamentos e lições deixados pelo pai. “Tomo como resposta coisas que ele disse ao longo dos anos que eu não tinha capacidade de entender plenamente, só a experiência me daria a condição de compreender.”
O vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello, também saudou a figura do pai do empossado, “um dos maiores ícones da história do Tribunal”. Ele também deu seu testemunho, obtido no longo período que também integrou a Comissão de TI, do inestimável trabalho desempenhado por Antonio Carlos Alves Braga Júnior para a evolução tecnológica do Judiciário.
O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Ricardo Mair Anafe, transmitiu seus votos de sucesso e felicidade e sublinhou as qualidades de gestor do empossado, especialmente na relação com os servidores. “Se valorizarmos os nossos servidores o nosso trabalho será melhor, nossa prestação jurisdicional será mais ágil”, destacou.
Em seguida, o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Dimas Rubens Fonseca, deu as boas-vindas ao magistrado, que passará a integrar a 29ª Câmara de Direito Privado. Também fez uso da palavra o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Paulo Magalhães da Costa Coelho. Segundo ele, Antonio Carlos Alves Braga Júnior honrou a Seção e deixou muitos amigos em sua passagem pela 2ª Câmara de Direito Público como juiz substituto em 2º grau. O presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Guilherme Gonçalves Strenger também fez questão de saudar o homenageado.
O presidente Pinheiro Franco retomou a palavra para encerrar a solenidade. Lembrou que assessorou o desembargador Antonio Carlos Alves Braga quando este era o corregedor-geral e assim pôde receber de perto lições de humanidade e sensibilidade do icônico magistrado.  “O Tribunal de Justiça de São Paulo está sempre se renovando, os valores novos vêm preencher as lacunas existentes”, afirmou o presidente. “Vossa Excelência é mais um motivo de orgulho para os juízes de São Paulo”, finalizou.
Também acompanharam a solenidade virtual os ex-presidentes do TJSP, desembargadores José Renato Nalini (biênio 2014/2015) e Paulo Dimas Debellis Mascaretti (biênio 2016/2017); a esposa do empossado, Cristiane Maria Ferrari Alves Braga; sua mãe Vera Regina Valente Alves Braga; e os irmãos Afonso Henrique e Luciana; muitos colegas magistrados, servidores, amigos e familiares do empossado.

 

  Antonio Carlos Alves Braga Júnior – Natural de Campinas, nasceu no ano de 1966. É bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1988. Foi servidor do TJSP de 1985 a 1990, quando ingressou na Magistratura, nomeado para a 53ª Circunscrição Judiciária, com sede na Comarca de Americana. Atuou nas comarcas de Pilar do Sul, Mogi Guaçu e Sorocaba nos anos seguintes. Em 1995 foi removido para o cargo de juiz de Direito Auxiliar da Capital. Na cidade de São Paulo atuou também na Vara da Infância e da Juventude do Foro Regional de São Miguel Paulista e na 7ª Vara da Família e das Sucessões Central. Em 2015 tornou-se juiz substituto em 2º grau. Promovido em decorrência da aposentadoria do desembargador Sebastião Flávio da Silva Filho.

 

  Comunicação Social TJSP – GA (texto) / AC e KS (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

 

  Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial     

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP