TJSP participa da Virada Cultural

    O Tribunal de Justiça de São Paulo abriu suas portas neste final de semana para participar da Virada Cultural, evento promovido anualmente pela Prefeitura desde 2005. Desta vez, os visitantes puderam apreciar no Palácio da Justiça a exposição  “O Berço do Barroco Brasileiro no Tribunal de Justiça e seu Apogeu com Antonio Francisco Lisboa – O Aleijadinho”, no Salão dos Passos Perdidos, com peças que nunca foram expostas no Brasil.  
    Durante a tarde de domingo (16/5), o historiador Márcio Jardim proferiu a palestra “Aleijadinho: Metodologia e Atribuição- Estilemas e Caracteres” no Salão do Júri do TJSP, onde apresentou as diversas características que compõem as obras atribuídas a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 
    Ele conferiu quatro profissões a Aleijadinho: marceneiro (moveleiro), arquiteto, entalhador e escultor, já que se percebe a importância das características do artista nestes setores. “O estilo apresentado é fruto dos modos constantes de fazer as obras”, disse Jardim. Ainda segundo o historiador, Aleijadinho teria adquirido este apelido devido a uma doença que o acometeu, causando deformidades pelo corpo, com relatos de perda de dedos e muitas dores, levando-o a caminhar de joelhos. 
    O Museu do TJSP também participou da Virada: durante todo o domingo, vários grupos se apresentaram no Castelinho, em diversas modalidades: a cultura cigana foi divulgada por meio da  dança do casal Ávallos Ernandes e Estrella de Luzia. Eles também falaram a respeito das tradições dos ciganos;  já a contadora de estória Andréa Maria Nogueira colocou a criançada para participar dos contos. Houve apresentação dos corais Sharsheret Wizo, do Coral da OAB Penha e da Cultura Inglesa; Dirceu Magri proferiu palestra sobre a obra de Machado de Assis e Ivan de Brito apresentou uma Intervenção Poética. Roberta Chamilet, Marcelo  Andrade e Arthur Cahali se apresentaram ao piano e Márcia Delboni mostrou seu talento na apresentação de clássicos da MPB.  


Serviço: A exposição “O Berço do Barroco Brasileiro no Tribunal de Justiça e seu Apogeu com Antonio Francisco Lisboa – O Aleijadinho” poderá ser vista até o dia 30 deste mês, de segunda a sexta-feira das 13 às 18 horas, no Salão dos Passos Perdidos, no 2º andar do Palácio da Justiça. A entrada é gratuita.

Assessoria de Imprensa TJSP - HS (texto) / LV (fotos)

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP