Casos Forenses: o novo podcast do TJSP

País retratado em processos emblemáticos.

 

    Os casos que passam pela Justiça contam a história da sociedade. Mostram as crises econômicas que marcaram o país, os conflitos mais comuns em determinadas épocas, as demandas envolvendo grandes obras em uma cidade, os crimes que chocaram a população etc. Uma análise profunda dos processos permite traçar o retrato da nação. O Tribunal de Jusiça de São Paulo, com seus quase 150 anos, 90 milhões de processos arquivados e 20 milhões de processos em andamento é uma fonte inesgotável de informação.

    Para contar essas histórias que estão adormecidas nas prateleiras do arquivo, o TJSP, maior Corte do Brasil em volume de processos, lançou, no último dia 8, o podcast Casos Forenses. O programa é uma iniciativa do Museu do Tribunal e da Diretoria de Comunicação Social, ambos ligados à Secretaria da Presidência. Outro objetivo é mostrar o trabalho da Justiça, desenvolvido por magistrados e servidores que, com espírito público, atuam na busca da paz social.

    “Esse projeto é o registro vivo da história sociocultural do País, especialmente porque é narrado pelos personagens e testemunhas no processo judicial, em que a atuação de juízes, promotores de Justiça, advogados e funcionários se tornou fundamental para editar e transmitir uma narrativa verdadeira sobre fatos marcantes do passado”, explica o desembargador Octavio Augusto de Barros Machado Filho, que coordena os trabalhos do Museu do TJSP e é presidente da Comissão de Gestão da Memória. “É uma narrativa atual e verdadeira sobre casos judiciais de uma época e nos revela mais um aspecto importante da preservação da memória do Tribunal de Justiça”, completa.

 

    Crime da Mala

    O primeiro episódio do podcast Casos Forenses apresenta o Crime da Mala, um homicídio que ocorreu em 1928 e ganhou as manchetes do Brasil. José Pistone assassinou a esposa, Maria Fea, colocou o corpo em uma espécie de baú e tentou despachá-lo em um navio para a França. O plano falhou e uma verdadeira caça policial localizou o assassino que foi julgado pela Justiça paulista.

    Em duas semanas do lançamento, mais de 2 mil pessoas já escutaram ou assistiram ao episódio, que está disponível nas principais plataformas de áudio (Apple, Spotify e Deezer) e, também, no Youtube. “Os podcasts, que são como programas de rádio na internet, têm ganhado com frequência versões no Youtube. Queríamos que a audiência pudesse conhecer os entrevistados e o apresentador e visualizar as páginas dos processos e as fotos da época. São imagens muito interessantes e que nos transportam para os dias e locais dos fatos”, afirma a produtora do podcast e servidora do TJSP, Cecília Abbati.

    Os processos apresentados nos primeiros episódios do Casos Forenses foram selecionados pelo Museu e pela Reserva Técnica do Arquivo do Tribunal, setor ligado à Secretaria da Primeira Instância. A equipe envolvida no projeto é responsável pela pesquisa e reportagem. O locutor e servidor do TJSP, Merks Germano, é o apresentador que relata o caso. “Esse trabalho tem sido um misto de desafio e realização – desafio pela responsabilidade de emprestar a voz para um projeto novo e de grande alcance e realização pela oportunidade de pôr em prática meus cursos de teatro e locução profissional”, conta Germano.

    A narrativa é intercalada com entrevistas de especialistas, pesquisadores ou pessoas que tiveram alguma relação com o processo. O episódio do Crime da Mala tem a participação da escritora, roteirista e criminóloga Ilana Casoy e do servidor do TJSP Bruno Bettine, que trabalha no museu, é formado em História e Direito e está concluindo o mestrado em Museologia. Ele é um dos responsáveis pelas pesquisas do Casos Forenses, ao lado de Guilherme Amorim. A edição fica a cargo de Valéria Vieira e Naira Dias, com apoio técnico de Mateus da Mata, todos funcionários do TJSP. “A edição foi uma etapa bastante trabalhosa. Queríamos que o podcast e o vídeo tivessem a mesma qualidade e que mexessem com o público. O uso de trilhas sonoras, imagens, cortes, animações, entre outros, fizeram o material bruto se transformar em uma boa história – informativa e cativante”, diz Valéria Vieira.

 

    Podcast Casos Forenses

    1º Episódio – O Crime da Mala

    Porto de Santos, São Paulo, 1928. Trabalhadores que embarcam as malas em um navio descobrem que uma delas, uma espécie de baú, tem o corpo de uma mulher. A cena foi o desfecho da história de amor de dois jovens imigrantes italianos que viviam em São Paulo: José Pistone e Maria Fea. Um crime que chocou o Brasil e foi descoberto após uma verdadeira caçada policial.

    Ouça no Apple Poscast, Spotify ou Deezer

    Assista no Youtube

 

    N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 22/6/22.

 

    Comunicação Social TJSP – CA (texto) / KS e PS (fotos) / MK (layout)

    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:

    www.facebook.com/tjspoficial

    www.twitter.com/tjspoficial

    www.youtube.com/tjspoficial

    www.flickr.com/tjsp_oficial

    www.instagram.com/tjspoficial

    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP