Coordenadoria da Infância e da Juventude realiza evento de abertura da Semana Restaurativa 2022

Atividades acontecem de 21 a 25 de novembro.

    A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) realizou, hoje (18), a abertura da Semana Restaurativa 2022. De 21 a 25 de setembro, Comarcas espalhadas pelo participarão com palestras, encontros, oficinas e outras atividades. Acesse a programação completa.
    Antes da palestra inicial, proferida pela jornalista e professora Lia Diskin, a juíza Vanessa Vaitekunas Zapater e o juiz Marcelo Nalesso Salmaso fizeram uma apresentação musical da música “Tocando em Frente”, de Almir Sater e Renato Teixeira.
    Em seguida, os membros da mesa de abertura celebraram a ocasião. “A palestra inicial nos trará os elementos necessários para continuarmos com a implementação da Justiça Restaurativa, que traz, para nós, uma esperança de que possamos conviver de uma forma mais pacífica. Desejo que essa semana nos traga alegria de ver os trabalhos desenvolvidos pela JR em todo o Estado de São Paulo e a esperança de dias melhores, que com certeza virão”, declarou o desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, coordenador da CIJ e membro do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (GGJR).
    O vice-coordenador da CIJ e membro do mesmo grupo, desembargador Ademir de Carvalho Benedito, destacou a importância do evento, que abre e comemora a Semana Restaurativa de 2022 em São Paulo. “A cada ano, damos um passo adiante na restauração do relacionamento pacífico entre as pessoas costurando o tecido social que vem sendo esgarçado e que, nos momentos de crise de relacionamento entre as pessoas, tem se mostrado um instrumento importantíssimo”.
    Juiz responsável pelos trabalhos do Grupo Gestor da Justiça Restaurativa do TJSP, Egberto de Almeida Penido classificou o método como uma das formas de materialização da Justiça. “A JR é uma justiça a serviço da vida, que constrói sentido e significados”, afirmou. “No Estado de São Paulo, nossos núcleos de Justiça Restaurativa estão tendo infindáveis práticas de JR e mostrando que, de fato, a Justiça Restaurativa é a justiça do século 21. É uma justiça de ponta, libertária, ligada numa cultura de paz e que não retroalimenta o ciclo de violência”, disse
    Finalizando a abertura do evento, a supervisora do serviço da Justiça Restaurativa e membro CIJ e do GGJR Andrea Svicero afirmou que o momento é de fortalecimento “e de oferecer às pessoas a oportunidade de ter contato com a Justiça Restaurativa e conhecer o trabalho que tem sido feito.
    Antes da palestra, a organização do evento convidou magistrados a transmitirem uma mensagem para os expectadores. Participaram da atividade, além da mesa de abertura, os juízes Daniela Nudeliman Guiguet Leal, Eliane Cristina Cinto, Fernanda Souza Pereira de Lima Carvalho, Marcelo da Cunha Bergo, Marcelo Nalesso Salmaso e Vanessa Vaitekunas Zapater, as servidoras Luciana Mara Correa, Magaly Marques e Renata Zarantonelli Barbosa e a formadora em Cultura da Paz da Associação Palas Athena Brasil Carmen Silva Carvalho.
    A palestra inicial, “Tecer Confiança e Diálogo para Restaurar e Regenerar”, falou sobre o papel da Justiça Restaurativa na construção de novos valores e de uma convivência social harmoniosa. A professora Lia Diskin, cofundadora da Associação Palas Athena e coordenadora do Comitê da Cultura de Paz (Palas Athena e Unesco), relembrou que, de acordo com Howard Zehr, um dos pioneiros da Justiça Restaurativa, um dos princípios fundamentais da JR é a humildade em reconhecer que nossas convicções e crenças talvez não sejam as únicas nem absolutas, e que é possível que não sejam verdades. “Nós condenamos a violência, mas as maneiras, as vias pelas quais combatemos a violência, também são violentas. Será que temos alguma outra via para poder reparar aquilo que a violência acarretou?”, indagou a palestrante.
    Após a exposição, Diskin respondeu perguntas dos participantes e o juiz Marcelo Bergo, também membro da CIJ e do GG, agradeceu a presença da convidada, ressaltando a forma lúcida com que ela abordou questões tão delicadas.

    Comunicação Social TJSP – AA (texto) / KS (reprodução) / MK (arte)
    imprensatj@tjsp.jus.br

 

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP