Dia da Bandeira: APMTJ realiza cerimônia comemorativa

Presidente Ricardo Anafe participa do ato solene.

 

        A Assessoria Policial Militar do Tribunal de Justiça de São Paulo (APMTJ) realizou, hoje (19), cerimônia em comemoração ao Dia da Bandeira, evento prestigiado pelo presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe. O ato solene ocorreu na entrada do Palácio da Justiça, sede do Poder Judiciário paulista, localizado na Praça da Sé. Na ocasião, ocorreu o hasteamento do símbolo nacional pelo chefe da APMTJ, coronel PM José Raposo de Faria Neto, e a tradicional incineração das bandeiras já utilizadas nos prédios do Tribunal e que, pelo desgaste natural, tornaram-se inservíveis. 

        A cerimônia teve início com a apresentação da tropa ao presidente Ricardo Anafe pelo capitão André Hideki de Andrade Morota. Na sequência, o coronel José Raposo subiu as escadarias da entrada do Palácio da Justiça para o hasteamento da bandeira, acompanhado pelo presidente do TJSP, que ocupou posição de destaque. O pavilhão nacional foi conduzido e preparado pelo subtenente Claudio Eduardo Giacon.

         Na nota do dia da solenidade, o chefe da APMTJ abordou como o elemento iconográfico espelha um passado de superação e destacou a frase da nossa bandeira: “Ordem e Progresso”.  “Dessa divisa apregoada por nossa bandeira, ousamos extrair por corolário, a sinalização da relevância da missão policial-militar de preservar a ordem pública, proporcionando à nossa gente o espaço vital propício à vivência de suas potencialidades e criatividade, de onde virão o progresso e a riqueza que satisfarão a aspiração de um futuro seguro e próspero para nossos descendentes.”

        O subtenente Reinaldo Perciliano Gaudêncio, praça mais antiga da APMTJ, foi o responsável pela incineração. Em seguida, os presentes entoaram o Hino à Bandeira, com letra do poeta Olavo Bilac e música do maestro Francisco Braga.

        Antes do encerramento da cerimônia e da autorização para liberação do dispositivo formado, o presidente Ricardo Anafe fez uso da palavra, destacando o dia festivo pela comemoração à Bandeira Nacional, o grande pavilhão brasileiro. Ele falou sobre a história da bandeira e a simbologia de suas cores. “Eu reverencio com todo coração, com toda a minha alma, com toda a minha mente, a nação brasileira. Esse símbolo nacional que retrata o povo valoroso do Brasil. Reverencio o povo paulista e a Polícia Militar do Estado de São Paulo, em especial a tropa da APMTJ”, disse.

        Também acompanharam as homenagens o integrante da Comissão de Segurança Pessoal e de Defesa das Prerrogativas dos Magistrados do TJSP e do Departamento de Segurança da Associação Paulista de Magistrados, juiz coronel PM Antonio Augusto Neves; o tenente-coronel Claudio Angelini; o major Govani Eduardo; os capitães Rafaelle Antônio Califano e Alexandre Antunes; e os tenentes Flávio Augusto Godoy, Gabriel Cabral de Oliveira Santos e Rodrigo Courbilly.  O evento teve a participação do grupo de jovens escoteiros da Associação Escoteira Sempre Alerta Brasil, que estavam acompanhados do chefe da associação, Vicente Vasconcellos.

  Assista ao vídeo da solenidade. 

  Mais fotos no Flickr.

 

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) / PS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

        Siga o TJSP nas redes sociais: 
        
www.facebook.com/tjspoficial
        www.twitter.com/tjspoficial

        www.youtube.com/tjspoficial

        www.flickr.com/tjsp_oficial

        www.instagram.com/tjspoficial

        
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP