Exposição virtual sobre Luiz Gama chega ao TRT-15

Mostra criada pelo TJSP celebra legado do abolicionista.

    Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas) promoveu na última sexta-feira (18) a disponibilização, no portal do TRT-15, da exposição virtual “Luiz Gama e o Judiciário Paulista no Século XIX”, elaborada pelo Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e pela Coordenadoria de Gestão Documental e Arquivos do TJSP.
    Para o presidente do Comitê para a Erradicação do Trabalho Escravo Contemporâneo, do Tráfico de Pessoas, da Discriminação de Gênero, Raça, Etnia e Promoção de Igualdade do TRT-15, desembargador Eduardo Zanella, o protagonismo de Luiz Gama deve ser amplamente evidenciado no país. “O Brasil era dependente desse tipo de mão de obra, tendo o tráfico de seres humanos funcionado como motor de boa parte da economia colonial e também do Império. Luiz Gama foi extremamente relevante para a disseminação dos ideais abolicionistas”, enfatizou.
    No aniversário de 140 da morte do abolicionista, ocorrido no último dia 24 de agosto, o TJSP relançou a exposição virtual. São documentos que retratam o Judiciário da época, bem como os costumes, panorama histórico e social e as campanhas abolicionistas. “É um marco essencial na nossa cultura, que o Museu do Tribunal de Justiça preserva com muito orgulho e respeito”, afirma o coordenador do Museu, desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. A exposição inclui biografia ilustrada de Luiz Gama, itens do acervo do Museu sobre ele e os resumos de três processos digitalizados, que ilustram a atuação do abolicionista no Judiciário paulista, além dos costumes, trâmites processuais e legislação da época. Acesse a exposição aqui.

    *Com informações do TRT-15.

    Comunicação Social TJSP – GA (texto) / MK (arte)

    imprensatj@tjsp.jus.br

    Siga o TJSP nas redes sociais:
    
www.facebook.com/tjspoficial
    www.twitter.com/tjspoficial
    www.youtube.com/tjspoficial
    www.flickr.com/tjsp_oficial
    www.instagram.com/tjspoficial
    www.linkedin.com/company/tjesp  

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP