1ª RAJ – Grande São Paulo encerra temporada da visita telepresencial “Memória TJSP”

Evento cultural percorreu todas as regiões administrativas.

A 1ª Região Administrativa Judiciária (1ª RAJ), com sede em São Paulo, foi a convidada especial da última edição da temporada da visita telepresencial “Memória TJSP”, ocorrida na manhã desta sexta-feira (25). O evento contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre magistrados e servidores. O tour agrega conteúdos do Museu, Palácio da Justiça, Arquivo e Biblioteca e, nesta primeira temporada, percorreu virtualmente as 10 RAJs do estado, compartilhando cultura e história com magistrados, servidores e público em geral.
O projeto idealizado pela Comissão de Gestão da Memória do TJSP é um convite gratuito a magistrados, servidores e ao público em geral para conhecerem um pouco mais sobre o vasto patrimônio histórico e cultural da Corte bandeirante, em um tour virtual monitorado com cerca de uma hora de duração. Clique aqui e confira o cronograma da próxima temporada das visitas telepresenciais.
A abertura do evento foi promovida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, integrante do Comitê do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname), do Conselho Nacional de Justiça, e membro da Comissão de Gestão da Memória do TJSP, presidida pelo desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho. “A memória é o que se faz hoje, é o que se constrói e aqui temos 30 comarcas e sete Circunscrições Judiciárias com muita história que não pode ser esquecida”, afirmou o desembargador. “Todos nós construímos esse patrimônio cultural, moral e documental, portanto eu parabenizo a todos os magistrados e funcionários que participam desses eventos.”
Na sequência, o desembargador Renato Delbianco, vice-presidente da Comissão de Gestão da Memória, apresentou o projeto. “Esse é um trabalho de pesquisa histórica imprescindível para melhor conhecermos o TJSP e o Poder Judiciário, afinal há muito a ser conhecido, estudado e debatido, especialmente sobre as causas forenses de maior repercussão”, disse. “O projeto da visita telepresencial visa o intercâmbio do conhecimento e difusão da memória e do patrimônio cultural da sede do Tribunal de Justiça de São Paulo com suas comarcas, o fortalecimento do sentimento de pertencimento de juízes e servidores da instituição e o acesso do cidadão aos bens culturais do TJSP e suas comarcas”, completou.
Após o tour virtual, a juíza diretora da 1ª RAJ e membro da Comissão Permanente de Avaliação Documental, Gabriela Fragoso Calasso Costa, apresentou um vídeo produzido pela equipe do Museu do TJSP, contendo uma seleção de fatos históricos sobre a região, que envolve as comarcas de São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, Mogi das Cruzes, Guarulhos e Itapecerica da Serra. O vídeo se encerra com o texto “Eu te amo, São Paulo”, do poeta Paulo Bomfim. “Espero que com esta visita telepresencial todos tenhamos maior consciência da importância de se preservar a memória do Tribunal”, afirmou.
“Eu fico bastante tocado com todo esse trabalho. É muito importante preservar as tradições do TJSP, do estado de São Paulo, do Brasil e, hoje, tivemos um testemunho muito forte dessa nossa pujança”, afirmou o desembargador Octavio Augusto Machado de Barros Filho ao final da apresentação, agradecendo mais uma vez a todos.
Também participaram do evento o juiz substituto em 2º grau e membro da Comissão de Gestão e Memória, Marco Aurélio Pelegrini de Oliveira; a juíza assessora da Corregedoria Geral da Justiça, Karina Ferraro Amarante Innocencio; o diretor da 4ª RAJ (Campinas), juiz Wagner Roby Gidaro; o juiz da 14ª Vara Cível, Christopher Alexander Roisin; e servidores da 1ª RAJ.

Cronograma de visitas telepresenciais “Memória TJSP” 2023
Após percorrer as dez RAJs do estado de São Paulo, o “Memória TJSP” visitará as Circunscrições Judiciárias do estado. As inscrições poderão ser feitas pelo agendamento virtual. Clique aqui e confira o cronograma da próxima temporada das visitas telepresenciais "Memória TJSP", que acontecerão sempre às 11 horas.

 

  Comunicação Social TJSP – RD (texto) / PS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

Siga o TJSP nas redes sociais:
www.facebook.com/tjspoficial
www.twitter.com/tjspoficial
www.youtube.com/tjspoficial
www.flickr.com/tjsp_oficial
www.instagram.com/tjspoficial
www.linkedin.com/company/tjesp

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP