Com a aula sobre noções gerais dos principais métodos de resolução de conflitos, ministrada pelas servidoras Maria Auxiliadora Serafim e Sueleni Pereira Valério Chung, teve prosseguimento na última sexta-feira (6), na sede da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), o 1º Curso de Gestão de Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejuscs, iniciado no dia 28 de outubro e transmitido a distância para 272 escreventes-chefes das 145 unidades dos Cejuscs em todo o Estado.
O curso, dividido em quatro aulas, integra o programa de capacitação e reciclagem contínua de conciliadores e mediadores do TJSP, buscando excelência na atuação. Seu objetivo é capacitar os participantes a desempenharem a gestão dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de modo a alinhar os gestores nos procedimentos de trabalho e metas gerenciais, instrumentalizando-os em técnicas de gestão. Entre os conteúdos temáticos, estão os princípios constitucionais e fundamentos éticos da conciliação e mediação e técnicas de relacionamento interpessoal.
“Diante da percepção de que as atribuições do chefe do Cejusc são diferenciadas daquelas do chefe de cartório, identificamos no serviço de monitoramento algumas necessidades específicas, não contempladas pelo curso inicial obrigatório, focado no sistema. Então viemos discutir com eles essa nova sensibilidade, para que conheçam os fundamentos, as terminologias e as fases de uma mediação ou conciliação e falem a mesma linguagem de mediadores e conciliadores”, observou Sueleni Chung.
As aulas prosseguem até 19 de novembro.
Comunicação Social TJSP – ES (texto e fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br