Notícia

CIJ e EJUS promovem palestra sobre economia do cuidado
26/04/2021

A Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo (CIJ), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu ontem (23), a palestra "Economia do Cuidado - O papel do cuidado como pilar fundamental da existência humana e as consequências da maneira pela qual ele é exercitado sobre as diversas áreas da vida em sociedade", proferida pelo empreendedor social Leandro Ziotto.

Os debates giraram em torno da relação do cuidado com as questões de gênero. “Não existe nada na biologia que impeça o homem de cuidar”, afirmou Ziotto. Ele lembrou que as mulheres fazem dois terços de todo o cuidado remunerado do mundo, em funções como enfermagem, educação, assistência social, bem como realizam três quartos do trabalho não remunerado, que é fazer almoço, jantar e lavar roupas, por exemplo.

O palestrante destacou, por outro lado, que a realidade está mudando e os homens estão mais participativos da realidade familiar. No entanto, isso muitas vezes ocorre de maneira seletiva, desempenhando apenas o cuidado primário, ou seja, colocar o filho para dormir, trocar de roupa, dar banho e outros. Nesses casos as chamadas pré-condições de cuidado - que são tarefas que estabelecem materiais para que seja possível realizar o cuidado primário - e a gestão mental do trabalho, como organizar uma alimentação equilibrada, recordar as restrições alimentares de alguém, os horários dos remédios, a lista de supermercado e outros, que demandam forte carga mental e emocional, continuam a cargo apenas das mulheres.

“A economia do cuidado subsidia a economia tradicional. Não existiria agronegócio, comércio, indústria, se por trás não houvesse economia do cuidado. Se hoje somos adultos ativos, produtivos, é porque um grupo de pessoas dedicou décadas ao nosso cuidado. A economia do cuidado é muito mais do que um conceito, é um pilar da manutenção da nossa sociedade. Por isso eu digo que exercer a paternidade de forma participativa e cuidadora tem impactos positivos no homem, na família e na sociedade”, observou. Ao final da palestra, o juiz assessor da Presidência Iberê de Castro Dias mediou um painel de perguntas e respostas.

 

Comunicação Social TJSP – AA (texto) / AC (arte)

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP