Notícia

Escola Judicial dos Servidores promove webinar ”A importância da meditação nos tempos atuais”
19/05/2022

A Escola Judicial dos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo (EJUS) promoveu hoje (19), palestra virtual com o tema "A importância da meditação nos tempos atuais". O webinar foi ministrado pela Monja Coen Roshi, fundadora da Comunidade Zen Budista do Brasil, para mais de 500 participantes, entre magistrados e servidores.  

"Em todos os momentos da vida, a meditação é um contato consigo mesmo, e implica em reconhecer o movimento da mente humana, que é ativa, mas tem seus momentos de quietude", iniciou a Monja Coen. Em seguida, a palestrante falou sobre os benefícios da prática da meditação para todas as áreas da vida e pequenos hábitos que podem ser adotados para incorporá-la no dia a dia.

Para ela, os seres humanos são uma família com diferenças e dificuldades de relacionamento, mas com alegrias e facilidades. "Precisamos, assim, observar em profundidade a nós mesmo. Isso é meditação, isso é o zen: perceber em mim mesmo – e não na crítica ao outro -, porque algo ou alguém me incomoda", complementou, explanando ainda sobre a influência dessa postura nas relações de trabalho com chefes e colegas. A monja destacou que, por passarmos boa parte da vida em contato com pessoas no nosso trabalho, é essencial criarmos relações de afeto e compreensão nesse ambiente.

"Se soubermos lidar com nossas diferenças e reconhecer nossas semelhanças, nossos relacionamentos se tornam mais suaves. Isso que chamamos de meditação nos dias atuais e que serve para lidar com nós mesmos, nossa mente, nossas emoções, nossos sentimentos; e reconhece-los, a fim de nos manifestarmos no mundo de maneira correta e adequada. A meditação nos dias atuais é o autoconhecimento que liberta", refletiu Monja Coen. 

 

Comunicação Social TJSP – TM (texto) / KS (reprodução e arte)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP