Notícia

EJUS promove ciclo de palestras sobre gestão eficaz do tempo aplicada ao teletrabalho
22/09/2022

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS) promoveu no último dia 15 e hoje (22) o ciclo de palestras on-line Gestão eficaz do tempo aplicada ao teletrabalho, com exposições da servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul Marjani Letícia Anschau e condução do servidor Pedro Cristóvão Pinto. O evento teve a participação de 745 servidores.

Marjani Anschau abordou o tema sob a ótica do que é possível aplicar à rotina de trabalho do servidor, salientando que o tempo despendido para a organização da rotina, com a experiência, é otimizado e gera mais eficiência e produtividade. Ela ressaltou outros benefícios que refletem na vida pessoal como a melhora da qualidade de vida, aumento do tempo livre e redução do estresse e da ansiedade. “Ao fazer pequenas mudanças na rotina, implementando o método escolhido ou pelo menos parte dele, se consegue organizar melhor a rotina e ter mais tempo livre para fazer o que se gosta, para que a qualidade de vida não seja afetada por falta de produção e eficiência, causada pela desorganização”, considerou.

Ela explicou alguns métodos e ferramentas para gerenciar o tempo e lidar com a organização do trabalho, considerando as individualidades de cada um, conforme o sistema representacional (visual, auditivo, cinestésico e digital) que mais representa a pessoa, relacionando ao modo como ela aprende, ao estilo de organização e ao que mais lhe provoca distrações, a fim de melhor utilizar seus pontos fortes e evitar os pontos fracos. A palestrante explicou os métodos GTD (A arte de fazer acontecer), Pomodoro, Matriz GUT (gravidade, urgência e tendência) ou matriz da priorização de problemas, Diário de bordo, Kanban, SMART, Tríade do Tempo e a ferramenta 5W2H. “Independentemente do método escolhido, é necessário fazer dois tipos de listas, um inventário de todas as tarefas e as listas de tarefas do dia a dia”, frisou. Ela também falou sobre aplicativos para gestão do tempo como o Trello, Google Agenda, Forest, Focus To Do, Todoist, FocusList, Mindmeister (mapa mental) e Noisli (sons para ajudar a concentrar). Os materiais apresentados serão disponibilizados para os servidores no site da EJUS na Sala de Alunos.

 

RF (texto) / Reprodução (imagens)

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP