Notícia

Facções criminosas são tema de palestra promovida pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário
16/11/2022

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de São Paulo (GMF) promoveu, na quinta-feira (11), a palestra “Dinâmicas prisionais e criminais - conexões e tensionamentos”, sobre o surgimento de facções criminosas, apresentada por Camila Caldeira Nunes Dias, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo, professora associada da Universidade Federal do ABC, pesquisadora do CNPQ e do Núcleo de Estudos da Violência da USP, além de autora de livros e publicações nacionais e internacionais sobre violência, prisão e organização do crime.    

O evento foi direcionado a magistrados e servidores do e servidores da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP). Na abertura da palestra a juíza assessora da Corregedoria Geral de Justiça (CGJ), Maria Fernanda Belli, apresentou a convidada e destacou a relevância social do tema.

Camila Caldeira Nunes Dias discorreu sobre a origem de facção criminosa no estado de São Paulo, traçou sua evolução, a chegada às ruas (inicialmente em São Paulo e depois em todo o Brasil), o avanço para as regiões de fronteira e, posteriormente, sua internacionalização. Também abordou o surgimento e expansão de outras organizações e os desafios da política pública e do sistema de Justiça criminal frente às facções prisionais. “Os presídios acabam fazendo com quem entra no sistema tenha oportunidade de conhecimento e desenvolvimento dentro do mundo do crime”, afirmou.   

Ao final, a palestrante respondeu a perguntas dos participantes, mediadas pelo juiz assessor do GMF, André Gustavo Cividanes Furlan. 

 

  Comunicação Social TJSP – GC (texto) / PS (reprodução e arte)

 

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP