Notícia

Realizações da EJUS em 2022 são apresentadas em reunião do Conselho Técnico
09/02/2023

Os principais indicadores do Relatório de dados estatísticos de 2022 da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), vinculada à EPM, foram analisados durante a primeira reunião mensal deste ano do Conselho Técnico da Escola, realizada de maneira virtual no último dia 31. Na oportunidade também foram aprovadas as propostas de novos cursos e palestras, entre eles o curso ‘Inclusão digital’. 

A reunião foi presidida pelo diretor da EPM e da EJUS, desembargador José Maria Câmara Junior, e teve a participação dos juízes Fernando Antonio Tasso, assessor da Corregedoria Geral da Justiça; e Luiz Renato Bariani Pérez, coordenador de Cursos de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Servidores da EPM; e dos secretários do TJSP Fábio Makoto Tagliaferro Yokoyama (Gestão de Pessoas) e Vanessa Cristina Martiniano (Primeira Instância), integrantes do Conselho Técnico; dos coordenadores da EJUS Walter Salles Mendes, Janaina Velozo de Camargo Moraes e Régia Mara de Oliveira Beretta da Silveira; e dos chefes de seção da EJUS Luciane Lima de Carvalho e Miguel da Costa Santos. 

Em 2022 a EJUS promoveu 974 cursos e palestras, todos de maneira on-line, totalizando 7.902 horas/aula. Foram efetuadas 37.990 inscrições, com 31.140 certificações. Os temas com mais certificações foram Direito, gestão, responsabilidade social (inclusão, sustentabilidade, infância e juventude), rotinas judiciárias e iniciação funcional. Parte das atividades foi promovida em parceria com as secretarias de Gestão de Pessoas (SGP) e de Orçamento e Finanças (SOF), a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF).

Em relação aos eventos promovidos sem parcerias, mais de 77% tiveram como instrutores assistentes jurídicos, assistentes judiciários e escreventes. O restante esteve a cargo de magistrados e outros servidores, sendo que menos de 10% dos eventos teve expositores externos (advogados e palestrantes motivacionais). 

Ainda com relação aos eventos promovidos somente pela EJUS, nas pesquisas aplicadas aos alunos foram constatados índices de satisfação de 82,3% com o conteúdo programático; 82% com os instrutores e 78,8% com a organização, resultando em um índice geral de 81%. Também foram registrados diversos elogios dos servidores.

Outro destaque da EJUS em 2022 foi a criação da plataforma Centro de Apoio aos Gabinetes, que tem acesso restrito aos servidores lotados em gabinetes de magistrados de segundo grau. A página foi desenvolvida no SharePoint para compartilhamento de cursos, apostilas e planilhas, boas práticas administrativas, jurisprudência e notícias do Tribunal, de maneira a possibilitar a construção conjunta e a disseminação do conhecimento e auxiliar nas atividades administrativas e jurisdicionais. 

Também integram o Conselho Técnico os desembargadores Vicente de Abreu Amadei e Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti, conselheiros da EPM; e Claudio Luiz Bueno de Godoy, coordenador pedagógico da EPM; os juízes Márcia Helena Bosch, assessora da Presidência do TJSP; e Paulo Furtado de Oliveira Filho, coordenador-geral dos Núcleos Regionais da EPM; e o secretário de Tecnologia da Informação do TJSP, Marco Antônio Lopes Samaan.

Central de vídeos

As gravações dos cursos e palestras promovidos pela EJUS desde a sua criação, em 2014, já podem ser acessadas pelos servidores na nova Central de vídeos da Escola. Os vídeos foram indexados de maneira a permitir a busca pelo nome do curso, tema da aula, palestrante ou por palavras-chave. Parte do acervo ainda está em fase de catalogação, mas em breve todas as gravações serão liberadas para os usuários. 

Os novos cursos também serão disponibilizados na Central de vídeos. Desde fevereiro do ano passado, os cursos da EJUS eram acessíveis somente na plataforma Moodle, mas nessa terça-feira (7) os alunos já puderam participar da aula inaugural do curso ‘Atualizações de Direito Processual Civil: fase instrutória’ na Central de vídeos.

MA (texto) / Reprodução (imagem)

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP