Notícia

Educação no sistema prisional é tema de palestra promovida pelo GMF
16/02/2023

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de São Paulo (GMF), em parceria com Escola Judicial dos Servidores do TJSP (EJUS), promoveu, na quarta-feira (15), a palestra “Cartografias de um currículo encarcerado”, sobre educação dentro do sistema prisional, apresentada por Cátia Alvisi, doutora em Educação pela Unicamp na área de Ensino e Práticas Culturais; pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Violência, Juventude e Imaginário – Violar; coordena projetos de formação continuada para professores da rede municipal de Bragança Paulista, com  experiência em Educação de jovens e adultos em contextos prisionais.

O evento foi direcionado a magistrados e servidores do TJSP e servidores da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP). Na abertura da palestra o supervisor do GMF, desembargador Gilberto Leme Marcos Garcia, apresentou a convidada e destacou a relevância social do tema.

Cátia Alvisi iniciou sua fala trazendo sua trajetória como profissional da educação e de como iniciou sua atividade na Educação de Jovens Adultos (EJA) e também na história dessa modalidade de educação, até chegar à criação de escolas dentro das prisões. Relatou o histórico de sua pesquisa e a dificuldade para conseguir fazê-la dentro dos estabelecimentos. A pesquisadora argumentou que reproduzir o modelo da escola tradicional dentro da prisão não funciona. “Tem que ser uma educação que trate de temas distintos, mais amplos”, disse, apontando outras questões como o fato da educação ser pouco atraente diante da necessidade dos presos precisarem trabalhar.

Ao final, a palestrante respondeu a perguntas dos participantes, mediadas pelo desembargador Gilberto Leme Marcos Garcia.

Comunicação Social TJSP – GC (texto) / KS (reprodução e arte) 

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP