Notícia

Saúde e bem-estar é tema de palestra no Fórum João Mendes
23/11/2016

O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou nesta quarta-feira (23), por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS), da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Saúde e Bem-Estar, no Fórum João Mendes Júnior. A mestre em educação física e bacharel em nutrição Fabiana Benatti foi a convidada para expor sobre o assunto.
A abertura da palestra foi realizada pelo juiz assessor da Presidência Sylvio Ribeiro de Souza Neto, que deu as boas-vindas aos 131 servidores e magistrados presentes e a outros 604 participantes que acompanharam a exposição via ensino a distância.
Ao iniciar a apresentação, Fabiana explicou que 42% da população brasileira tem sobrepeso e cerca de 20% já sofre com a obesidade. “A vida era naturalmente mais ativa antigamente. Poucas pessoas tinham carro, não havia elevador, as crianças brincavam mais na rua. Hoje nos deparamos com uma quantidade enorme de alimentos ultraprocessados, além de uma vida sedentária. É preciso começar a pensar nisso e sair do modo automático”, afirmou.
Segundo ela, para ser saudável é preciso praticar atividade física com frequência. “Fomos feitos para ser fisicamente ativos. Os benefícios são muitos, desde o impacto direto na saúde do coração e no sistema imunológico, até a melhora na qualidade de vida, com a redução do número de doenças e do índice de mortalidade. Pode ser qualquer tipo de exercício, o importante é fazer algo que gosta e inseri-lo na rotina. A recomendação é fazer 150 minutos de atividade física moderada ou 75 minutos de atividade intensa por semana, além de evitar períodos prolongados em pé ou deitado”, explicou. Sobre alimentação saudável, Benatti foi enfática. “Priorize alimentos frescos e minimamente processados. Adote comportamentos saudáveis e valorize a sua alimentação. Fuja das dietas, pois dificilmente elas são seguidas por um tempo prolongado e causam frustração e desistência. Além do desenvolvimento de transtornos alimentares, cerca de 80% dos pacientes que emagrecem acabam recuperando o peso em médio prazo. Reconecte-se com sua fome”, finalizou.
Ao final, os participantes esclareceram dúvidas com a palestrante.

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP