Notícia

Servidores do TJSP participam de palestra sobre benefícios da meditação
11/06/2018

A Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo (SGP), com o apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), realizou, nesta segunda-feira (11), a palestra “Como vencer as fraquezas da mente pela meditação”, com Jefferson Flausino, autor e pesquisador de tradições filosóficas orientais. Direcionada a servidores e magistrados, o evento contou com a participação de 964 pessoas nas modalidades presencial (Fórum João Mendes Júnior) e a distância.

Formado pelo Instituto de Psicossomática e Yoga Integral, de Torino na Itália, Flausino também atua como instrutor de artes marciais e diretor da Escola Dharma, onde coordena o curso de formação profissional em Hatha Yoga. Antes da explanação, o palestrante realizou um exercício de meditação. Para isso, as pessoas foram convidadas a fechar os olhos, controlar a respiração e limpar os pensamentos. Depois da prática, ele definiu o que é meditação: “Capacidade de praticar seu ‘eu’ verdadeiro; é a prática de si mesmo”.

Flausino também explicou o que é o Dharma – aquilo que nascemos para ser e realizar no mundo – e afirmou que encontrá-lo através da meditação ajuda a alcançar a felicidade. Também explicou como o modo de vida samurai sofreu influência do zen budismo e passou a auxiliar seus seguidores a transformar fraqueza em fortaleza. Destacou, ainda, que a meditação trabalha uma força integrativa entre corpo, mente e emoções. “Através dessa reflexão, o indivíduo penetra em sua própria consciência, adotando uma postura de autoconhecimento e autorrealização, que permite enfrentar a batalha do dia com determinação e coragem”.

Antes de abrir espaço para perguntas, Flausino conclui seu pensamento: “Que essas ideias possam inspirar a autorreflexão e, através disso, alcançar o segundo poder humano, que é a gratidão”. Ao final, o palestrante recebeu o certificado do TJSP por sua contribuição.

 

Comunicação Social TJSP – AS (texto) / RL (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br