Notícia

Caps promove palestra sobre comunicação não verbal
08/08/2018

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), com o apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu ontem (7) a palestra “Expressões Faciais para Identificar Emoções”, com a especialista Ana Paula Marcolan, que ensinou técnicas para identificação da comunicação não verbal. O evento aconteceu no Fórum João Mendes Júnior e teve transmissão para comarcas do interior e litoral. Cerca 1.100 servidores acompanharam a exposição.

A abertura do evento e apresentação da palestrante ficou a cargo do desembargador Antonio Carlos Mathias Coltro, coordenador da Caps. Ana Paula é jornalista investigativa, professora, especialista em Facial Action Coding System pelo Laboratório de Expressão Facial da Emoção, vinculado a Universidade do Porto, em Portugal, perita em microexpressão facial e análise da veracidade e consultora na área de comunicação não verbal. A palestrante afirmou que entender as expressões faciais significa analisar a comunicação não verbal feita inconscientemente por todos os seres humanos. “Essas expressões transmitem sete emoções básicas, cada uma ligada a um grupo de músculos faciais: tristeza, surpresa, medo, raiva, desprezo, aversão e alegria. De acordo com os músculos utilizados, é possível descobrir o sentimento por trás de sua expressão”, contou.

A especialista mostrou algumas fotografias e vídeos, identificando as emoções por trás das expressões faciais das pessoas.  “Quando mentimos, por exemplo, o neocortex, parte do cérebro responsável pela razão, e o sistema límbico, responsável pela emoção, entram em conflito e causam uma microexpressão facial que dura menos de meio segundo”, explicou. Segundo Ana Paula, quem estuda esses sinais se torna capaz de identificar as microexpressões e pode dar suporte a situações profissionais, como análise de candidatos em entrevistas de emprego e interrogatórios. A professora também ressaltou que mesmo uma pessoa sem estudo formal pode aprender a distinguir as expressões.

 

Comunicação Social TJSP – AS (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br