Notícia

EJUS e SGP promovem a palestra ‘Como construir um clima organizacional mais harmônico e produtivo a partir das pessoas’
19/06/2019

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou ontem (18), em sua sede, a palestra Como construir um clima organizacional mais harmônico e produtivo a partir das pessoas, proferida pelo presidente executivo do Instituto Holos de Qualidade, Marcos Wunderlich, sob a coordenação da diretora da SGP 6, Maria Cristina Rabelo de Carvalho.

Em sua exposição, Marcos Wunderlich destacou a importância da harmonia nos ambientes de trabalho para a obtenção de bons resultados e apresentou o clima organizacional como um campo sutil que governa a ordem dos acontecimentos, discorrendo sobre seus fatores sistêmicos, em especial a mentalidade como impulso inicial e a atitude para centramento e realização de posturas condutoras.

O palestrante explicou que o clima organizacional divide-se em dois componentes: o humano (liderança), que abrange visão, relacionamento, comunicação, criatividade, mentalidade, motivação e ética; e o técnico (gestão), relacionado a pesquisa, planos de ação, recursos, tecnologia, conhecimento e resultados. Ele lembrou que ambos precisam caminhar juntos, frisando que o fator humano corresponde a 80% da capacidade do indivíduo: “um profissional de alta performance é um bom técnico, mas, em primeiro lugar, é aquele que sabe se relacionar com pessoas”.

Nesse sentido, observou que o problema das organizações está no componente humano, na forma de raciocínio, que gera a realidade, pois as instituições são criadas na mente de cada pessoa, que as enxerga de maneira diferente. “Tudo é reflexo das pessoas e a mudança do gestor é a mudança da equipe, porque ela é o reflexo do gestor. Precisamos ter alta liderança e alta gestão para ter um clima de harmonia e alta performance no Tribunal de Justiça”, frisou.

 

MA (texto) / RF (fotos)