Notícia

EJUS e SGP promovem a palestra ‘Líder coach’
18/10/2019

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), realizou ontem (17) a palestra Líder coach, ministrada pelo professor Douglas de Matteu. O evento foi promovido na sede da Escola, sob a coordenação da diretora da SGP6, Maria Cristina Rabelo de Carvalho.

Douglas de Matteu explicou que coaching é um processo que tem como foco identificar o estado atual e o desejado, por meio de perguntas e ferramentas específicas, visando ampliar a percepção em face das responsabilidades e despertar a consciência sobre os resultados almejados.

O palestrante explanou sobre a importância do líder, de seguir uma liderança justa, ser comunicativo, motivador, influir positivamente no desenvolvimento do liderado, evitar julgamentos, ter autoconhecimento, conhecer o perfil da equipe, ser flexível, considerar o racional e o emocional e aprender o tempo todo. Ele explicou os tipos tradicionais de liderança e os comportamentos que aumentam ou diminuem a influência interpessoal. E informou quais as perguntas que devem ser feitas para descobrir o objetivo e para desenvolver um plano de ação.

Ele observou ainda que a palavra coach tem origem em cocheiro. “Era quem conduzia a pessoa de um ponto a outro na carruagem. O termo começou a ser usado na Universidade de Oxford (Inglaterra) para denominar o tutor, que ajudaria a pessoa a passar de ano. Na década de 1980, a expressão começou a ser usada no contexto corporativo, principalmente no sentido de ser um treinador de mente e de emoção para que a pessoa performe”, esclareceu.

RF (texto) / MA (fotos)