Notícia

Palestra aborda o enfrentamento do medo
31/07/2020

A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça de São Paulo realizaram, ontem (30), a palestra online "O Outro Lado do Medo". Ministrada por Carmen Silvia Cintra Torres de Carvalho, a live teve 1.084 acessos e permanece disponível para visualização na página da Caps.

Na abertura do evento, o consultor da CIJ, desembargador Antonio Carlos Malheiros, apresentou a palestrante, que foi convidada pela segunda vez para falar a magistrados e servidores do TJSP. Ela possui mestrado em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da USP e é formadora em Cultura da Paz da Associação Palas Athena Brasil.

Ao iniciar sua fala, a palestrante contou ter escolhido o tema por ser o medo um sentimento constantemente presente na vida de todos. "Agora, então, em época de Covid, o medo está sentado ao nosso lado", disse. Na sequência, Carmen de Carvalho abordou o instinto de autopreservação, a adrenalina, os desafios, as tomadas de decisões, o desconhecido e alertou para a importância da moderação. "Do outro lado do medo, está o temerário. Se não tivéssemos medo, enfrentaríamos tudo sem medir ou pensar, o que nos colocaria em risco. A nossa busca deve ser pela virtude da coragem, que nos mantém em equilíbrio" afirmou.

De acordo com a palestrante, tudo o que cerca o indivíduo, como notícias, filmes e programas, interfere no rumo da própria vida. "Os conceitos e as crenças que estão internalizadas em nós influenciam as histórias que construímos dentro da gente e que, por sua vez, influenciam as decisões que tomamos na vida", falou. Após a explanação, os participantes enviaram diversos comentário e fizeram muitas perguntas à convidada. "Meu desejo era enchê-los de esperança e coragem", disse ao final.

 

Comunicação Social TJSP – SB (texto) / Internet (foto)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP