Notícia

Cetra promove simpósio sobre Qualidade de vida no serviço público
28/09/2012
    A Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo realizou hoje (27) a quinta edição do Simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público, com o apoio  da Escola Paulista da Magistratura (EPM), da Secretaria da Área da Saúde (SAS), do Centro de Treinamento e Apoio aos Servidores (Cetra) e da Secretaria de Primeira Instância (SPI).
 
    O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça, Durval Augusto Rezende Filho, fez a abertura do evento. “Hoje será realizado a 5ª etapa do Simpósio Qualidade de Vida no Serviço Público, com duas palestras que serão extremamente interessantes. Quando estamos aqui, tudo parece ser simples, mas este evento envolve o esforço de muita gente, mas nos sentimos recompensados com a participação de muitos servidores”, afirmou.
 
    Após a abertura Cláudia Colnago, consultora em comunicação pessoal, com formação em fonoaudiologia e especialista em ministrar palestras e cursos voltados à comunicação e negócios falou sobre  A importância do falar e do ouvir.
 
    Colnago agradeceu ao convite e ao tempo das pessoas que estavam na plateia. Ela falou sobre a percepção que as pessoas têm de nossa imagem. “Na vida nós nos comunicamos o tempo todo. A comunicação é fundamental para a imagem que as pessoas têm de nós. Todas às vezes que não nos mostramos da forma  exata que  somos, a outra pessoa faz a leitura que quer”, afirmou.
 
    A palestrante abordou a questão do carisma que pode ser aprendido. “O carismático tem mais facilidade para se comunicar. É importante a boa comunicação entre as pessoas que trabalham com o púbico. Cada momento de atenção que podemos oferecer para a pessoa que busca atendimento, é muito importante. Temos que aprender a olhar o outro e a ouvi-lo. O contanto visual é importante para passar a informação de maneira clara e eficiente. Todo mundo gosta de ser bem tratado. A partir do momento que damos atenção a alguém passamos a ser especial para ela”, argumentou.
 
    Ela explicou que somos responsáveis pela comunicação e que falar muito não significa ser um bom comunicador; é preciso ter equilíbrio entre o falar e o ouvir o outro. Olhar para o interlocutor é fundamental porque mostra que ele é importante. “ Para a outra pessoa, olhar no olho faz toda a diferença. Vamos tentar usar a situação do dia a dia para mostrar o nosso melhor. Precisamos começar a olhar para as pessoas e cumprimentá-las.  É mais fácil falar do que ouvir. O bom comunicador chama atenção para o que é importante. A partir do momento que ouço, percebo o outro e ajusto a comunicação, isso vale para o trabalho e para a vida”, disse.
 
    A professora também falou que precisamos focar no que estamos fazendo, no que as pessoas falam. Afirmou que a voz é fundamental para a boa comunicação. “Se a comunicação não for correta pode gerar ruído, distorções, e, com isso, o relacionamento pode ficar comprometido para sempre”, concluiu.
 
    O diretor assessor da presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar deu sequencia à segunda fase do simposio e apresentou o segundo palestrante: José Luiz Amuratti Gonçalves, médico gastroenterologista, homeopata e escritor, formado pela Universidade de São Paulo, que falou sobre Atitudes e mudança de hábitos.

    “Parabenizo a inciativa do  Cetra de proporcionar esse treinamento para as pessoas, pois é assim que se muda o país; mudando a si mesmo. Espero que vocês possam levar a mensagem para os amigos e para os mais próximos”, afimou.
 
    O médico afirmou que apenas possuir a informação não é suficiente; é preciso informação com ação. Citou o exemplo do cigarro, em que as pessoas sabem que faz mal, mas mesmo assim não param de fumar. “A partir de hoje não teremos somente a informação mas vamos mudar a maneira de agir”, disse ele.
 
    Amuratti perguntou sobre o que é atitude. E respondeu: “não há uma única parte de sua vida, um momento, que não seja afetada por sua atitude. Nosso futuro depende definitivamente de nossas atitudes. Atitude é algo que você faz e que volta para você mesmo”, explicou.
 
    Ele falou também sobre a importância da atitude em grupo e da necessidade que temos de nos cercarmos de colegas, pois eles  permitirão a vigilância do outro.  Segundo o palestrante: ”a saúde é a constatação que estamos caminhando certo em nossos próprios destinos. As pessoas doentes estão desviadas do seu destino. O crescimento da obesidade é responsável por várias doenças”, afirmou.
 
    O médico lembrou que nos Estados Unidos 30%, das pessoas estão com sobrepeso e no Brasil, o índice chega a 40% das pessoas. Ele explicou com detalhes os 5 hábitos que são necessários para ter uma vida saudável:
    1º) Sair da mesa ainda não muito satisfeito;
    2º) evitar carência nutricionais, precisamos consumir todos os alimentos todos os dias;
    3º) tomar de 2 a 3 litros de água todos os dias;
    4º) devemos compor metade do prato de saladas e verduras, ¼ de proteína (carne, frango e peixe) e carboidrato integrais;
    5º) comer de três em três horas.
 
    O médico encerrou afirmando que senti muita felicidade em fazer essas palestras, pois elas possibilitam  modificar o destino das pessoas. O diretor assessor da presidência, Kauy Carlos Lopérgolo de Aguiar encerrou o evento: “Que manhã feliz! Sou servidor do Tribunal de Justiça há 37 anos, e estamos vivendo um momento muito feliz nessa gestão, e com esses homens que estão nos guiando”, finalizou.
 
    O evento contou com a participação de 343 servidores. Também participaram do simpósio (transmitido via intranet) 41 comarcas, com 997 funcionários inscritos, sendo 677 do interior e 320 da capital.
 
    Estavam presentes também o juiz diretor do fórum João Mendes Júnior, Homero Maion; o juiz  assessor da Corregedoria, Ricardo Felicio Scaff , a juíza auxiliar da capital Maria de Fátima Pereira da  Costa e Silva, o juiz  Ricardo Tseng Kuei Hsu da  Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Suzano  e  a secretária da Área da Saúde do TJSP, Mariângela Maluf Lagoa.

    Para se inscrever basta acessar o link http://intranet.tjsp.jus.br clicar na opção Cetra (localizada na área de “Informações para Funcionários”); inscrições/consulta/certificado > capital ou interior > digitar o usuário e senha AD (mesmo login utilizado para acessar o seu computador, e-mail, frequência ou férias) > selecionar a aula > confirmar.
 
    Comunicação Social TJSP - SO (texto) / DS (fotos)
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP