Dúvidas frequentes

Portal de Educação Corporativa

Prezados Usuários, boa tarde

Em virtude das atualizações e modernizações em toda a Plataforma de Ensino Moodle, muitas dúvidas estão surgindo e para auxiliá-los estamos disponibilizando uma relação de dúvidas com as respectivas soluções e/ou explicações com o intuito de tornar o uso mais claro e acessível a todos.

1. O novos Sistemas/Portais podem ser acessados por tablets ou celulares ?
Resposta: Sim, os novos Sistemas estão adaptados a navegação em dispositivos móveis (tablets, celulares, etc), contudo poderão ser apresentados de forma diversa a visualizada pelo computador.
2. Ao acessar o novo Portal notei que existem outros Sistemas Moodle (SGP e TRILHAS), como faço pra me inscrever nos cursos ?
Resposta:  O processo de inscrição em qualquer curso está sendo reestruturado, mas por enquanto para se inscrever em qualquer curso (de qualquer Sistema Moodle), deve-se preencher um formulário de inscrição (Questionário) localizado nesse endereço - https://www.tjsp.jus.br/RHF/Questionarios/. Ao acessar será visualizado alguns dos questionários de inscrição dos cursos que estão abertos e que ainda possuem vagas disponíveis. Se o curso que estiver procurando não estiver listado significa que o mesmo ainda não está disponível.
3. O que mudou com a nova estrutura do Moodle ?
Resposta: A intenção do Portal de Educação Corporativa é de organizar e concentrar todas (ou quase todas) informações sobre os cursos nos diversos Sistemas Moodle existentes no TJSP. Desse modo criamos um Portal que funcionará como uma "ante-sala" dos demais Sistemas Moodle. No Portal haverá links com acesso aos vários Sistemas Moodle, assim como aos cursos que estes possuem. Também manteremos uma agenda de cursos previstos para ocorrerem ao longo do ano. Entre outras funcionalidades (que ainda estão sendo ajustadas), concentraremos todas as informações referentes aos cursos de modo a tornar mais fácil e ágil sua localização. Os Sistemas Moodle foram atualizados e modernizados para a versão mais atual e está repleto de funcionalidades para tornar a experiência de aprendizado mais enriquecedora e agradável, além de corrigir inúmeras falhas e problemas que existia na versão anterior.
4. Porque ao tentar fazer o acesso ao Portal ou ao Sistema Moodle, sou informado(a) que ´A conta de usuário <nomedousuário> não está disponível neste site´, mesmo já tendo sido cadastrado(a) anteriormente ?
Resposta: Essa não é uma pergunta simples, pois podem ocorrer varias situações diferentes, mas a situação mais comum é o usuário tentar entrar no Sistema Moodle sem que ele esteja inscrito em qualquer curso (Recomendo a leitura do tópico 6.). Ou seja, se a Diretoria responsável pela inscrições (SGP6) não tiver confirmado (por email) sua inscrição significa que sua inscrição ainda não ocorreu e que portanto o acesso não será possível.
5. Onde procuro as informações sobre os Cursos Disponíveis do Sistemas Moodle ?

Resposta: Os canais de veiculação das informações sobre os Cursos são o Portal do Servidor (https://www.tjsp.jus.br/RHF/PortalServidor/) e os emails de divulgação que são enviados a todos os funcionários do TJSP. Além de ser possível acessar individualmente cada um dos Sistemas Moodle, nos seguintes links:

https://www.tjsp.jus.br/moodle/sgp

https://www.tjsp.jus.br/moodle/trilhas

Além desses canais, criamos um calendário anual de cursos, que está em continuo aperfeiçoamento, e que já conta com as informações sobre os períodos das inscrições e dos cursos organizados cronologicamente, a saber: https://www.tjsp.jus.br/moodle/?page_id=194

6. Qual o correto procedimento de inscrição para os Cursos do Sistema Moodle ?
Resposta: Acesse o link do questionário de inscrição - https://www.tjsp.jus.br/RHF/Questionarios/, preencha o formulário e envie seus dados. Após o envio, a Diretoria responsável SGP6 irá realizar o procedimento de inscrição e a liberação de acesso ao Sistema Moodle e ao curso pretendido. Em seguida a Diretoria SGP6 envia um email a cada um dos inscritos confirmando sua inscrição e o link de acesso ao mesmo.
7. Não consigo acessar o Sistema Moodle com meu login e senha ?

Resposta: Apesar de ser uma das dúvidas mais comuns, os problemas podem ser diversos, entre eles:

a) Login e/ou senha errados (Lembramos que o login e senha exigida é a mesma do Email Corporativo do TJSP)

b) O usuário não está inscrito em nenhum curso do Sistema Moodle (Por favor leia o item 6)

c) Uma vez que o curso esteja encerrado, o acesso será suspenso automaticamente pelo Sistema

Obs: Se o seu caso não se "encaixa'" em nenhuma das alternativas, não hesite em entrar em contato com a SGP6 através do email capacitacao@tjsp.jus.br

8. Como configurar o app (aplicativo) do Moodle no meu celular ?

Resposta: Após baixar (download via Apple Store ou Play Store), será solicitado o endereço do site Moodle. Nesse momento insira o endereço (URL) no aplicativo digite https://www.tjsp.jus.br/moodle/sgp ou https://www.tjsp.jus.br/moodle/trilhas.

A primeira URL (https://www.tjsp.jus.br/moodle/sgp) refere-se a Plataforma Moodle da SGP que possui os cursos mais voltados as atividades judiciais e a segunda URL (https://www.tjsp.jus.br/moodle/trilhas) refere-se a Plataforma Moodle das Trilhas de Competência que possui os cursos voltados ao aprimoramento pessoal (Gestão, Liderança, Comunicação, etc..).

Importante: Não recomendamos o uso do app em Redes 3G/4G, pois poderá consumir todo o seu plano de dados contratado junto a sua operadora celular. Sempre que possível utilize o app quando estiver conectado a uma rede wifi.

17 comentários

  1. simoneplinta disse:

    não consegui configurar o app no celular. Pede para digitar a url do “seu site Moodle”. Digito tj.sp.jus.br e também tentei tjsp.jus.br/moodle e nenhuma dos dois endereços foram aceitos.

  2. marcioamaral disse:

    Procurei o curso de Fazenda q acabou quinta-feira pra assistir a último aula, porém agora reparei que ao término sai automaticamente do sistema. Fiquei sem concluir. Poderia ficar disponível alguns dias a mais pelo menos como era antes.

    • capacitacao disse:

      Prezado Sr. Marcio. O curso SAJ/PG – Fazenda Pública e Precatórios – 1T/2020 foi prorrogada até o dia 06/03/2020. Aproveite a oportunidade e conclua o curso o quanto antes. Att. SGP6

  3. amguerreiro disse:

    Olá, estou tentando acessar o curso de libras para o qual me inscrevi, com data de início hoje, mas não estou encontrando..
    Alguém pode me ajudar?

  4. lerocha disse:

    Tentei me inscrever no curso SGP 6 – Inscrição “Cível – Geral – 1T/2020” – SAJ/PG. Ao responder o questionário, salvei e não obtive confirmação da inscrição. Não apareceu a opção confirmar, apenas salvar. E não há mensagem com confirmação no email ou na plataforma moodle. Como proceder?

    • capacitacao disse:

      Bom dia, não existe a opção “Confirmar” ao preencher o questionário apenas “Salvar”. Uma vez que o formulário esteja preenchido e salvo, considera-se que a inscrição foi realizada com sucesso. O email de confirmação é enviado posteriormente pelo Setor responsável (SGP6) após o término do prazo das inscrições. Att. SGP6

  5. mhcaron disse:

    Boa tarde, sou da SPI 3 , me inscreveram para realizar o curso de Excel módulo I e Excel- módulo II, porém, já fiz o módulo I e não está aberto o módulo II para realizá-lo. Gostaria de saber se o período expirou ou não, porque com a situação da pandemia talvez tenha passado a permissão do acesso. Obrigada Milca

  6. jralencar disse:

    Estou tentando acessar o curso SAJ/PG CRIMINAL. Ocorre que, salvo enganom, não localizei o ícone para o login.
    Nos tutoriais, ao acessá-los, de pronto, é mostrado login, no entanto não informa qual o local de acesso.
    Também, no calendário de curso-2020, ao achar o curso, clicando, não lhe remete ao login (deveria).
    Geralmente, o login fica visível sempre na primeira página (destacado)

  7. asalesse disse:

    Bom dia, me inscrevi para o curso de tomada de decisão. Porém, quando acesso minha página não aparece nenhuma informação e abre uma caixa com a mensagem parâmetros inválidos. Por favor, como faço para resolver?
    Estou acessando de computador doméstico.
    Obrigada!

  8. kristinas disse:

    Bom dia!
    Fiz o curso SAJ PG Cível e não consta nada na plataforma. Como se nunca tivesse feito o curso, não consta certificado, nem mesmo a inscrição que fiz também para outro curso.
    Aguardo informações.
    Att.,
    Kristina

    • renefarias disse:

      Prezada Sra. Kristina, em virtude do encerramento do Curso SAJ PG Cível, os dados e seu conteúdo ficam desativados. Contudo é possível fazer os download da Declaração de Conclusão do curso através do Menu Lateral > Certificados. Aproveito também para informar que a sua inscrição para o Curso SAJ/PG – Registros Públicos – 2T/2020, foi realizada normalmente e que o curso iniciou hoje. Att. SGP6

  9. wtakayama disse:

    Bom dia!
    Fiz os cursos:
    01) Trilhas de Competência de Gestão – Orientação para Resultado – 1T/2020 – 02); 02)Trilhas de Competência de Gestão – Tomada de Decisão – 1T/2020.
    3)Trilhas de Competência de Gestão – Visão Sistêmica – 1T/2020
    e não consta nada na plataforma. Como se nunca tivesse feito os cursos, não consta certificado, nem mesmo a inscrição que fiz também para outro curso.
    Aguardo informações.

Deixe um comentário