Notícia

Discriminação racial é tema de palestra no Fórum João Mendes
16/12/2016

                                               Palestra reuniu 103 participantes presenciais e 405 a distância.          

    O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (15), por meio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS) e da Coordenadoria da Infância e da Juventude, a palestra Discriminação Racial É Sinônimo de Maus-tratos: a importância do ECA para a proteção das crianças negras, no Fórum João Mendes Júnior. No evento foi lançado livro com o título da palestra, organizado por Hédio Silva Júnior e Daniel Teixeira.        
    O doutor em Direito pela PUC Hédio Silva Júnior foi o palestrante do dia. Ele é diretor executivo do Centro de Estudos de Relações de Trabalho e Desigualdades; professor na Faculdade Zumbi dos Palmares; advogado dos consulados de Angola, em São Paulo e no Rio de Janeiro; e assessor científico na Fapesp.        
    Na abertura da palestra o coordenador da Infância e da Juventude, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa agradeceu ao palestrante pela colaboração que tem dado ao Tribunal de Justiça. “Hédio Silva sabe retratar situações de discriminação racial e trazê-las à baila para que reflitamos a respeito.” Os desembargadores Antonio Carlos Malheiros e Reinaldo Cintra Torres de Carvalho também compuseram a mesa de honra do evento.        
    Todos os integrantes da mesa manifestaram pesar pelo falecimento e homenagearam o arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns – o falecimento aconteceu na última quarta-feira (14).        
    Ao iniciar a apresentação, Hédio Silva falou sobre a questão da discriminação racial na adoção de crianças. “O banco de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que cerca de 45% das pessoas interessadas em adotar não querem uma criança negra.” Ressaltou a iniciativa do Tribunal de Justiça em promover palestras sobre o tema junto às varas da Infância e Juventude e afirmou que “o racismo é um tema do qual as pessoas evitam falar e quando falam omitem o que de fato pensam”. E finalizou: “a mudança não está em algum lugar exterior a nós; ela está em nós”.       
    Ao final, os participantes esclareceram dúvidas e debateram com os integrantes da mesa.          

    Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)       
    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP