Notícia

“Programa Saúde Ocular” aborda diabetes e cuidados com a visão
13/06/2017

     A Secretaria da Área da Saúde (SAS) promoveu hoje (13) o Programa Saúde Ocular, em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS). A atividade abordou o tema “O Diabetes e os Cuidados com a Visão – A Retinopatia Diabética”, com palestra realizada no auditório do Gade 9 de Julho, prédio que abriga os gabinetes da Seção de Direito Privado do Tribunal.         

    O palestrante foi o médico oftalmologista Paulo Henrique Morales, especialista em pesquisa pela Universidade de Miami – Bascom Palmer Eye Institute; mestre em Oftalmologia e doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo; coordenador de Teleoftalmologia do Instituto da Visão e integrante da Diretoria da Federação Nacional das Associações de Diabéticos e da Associação Nacional de Apoio ao Diabético.         

    Direcionada aos servidores do TJSP, a palestra foi acompanhada por 58 pessoas no auditório e por 310 inscritos na modalidade a distância.         

    Morales iniciou a palestra informando que, de acordo com o Ministério da Saúde, a proporção de diabéticos na população brasileira tem dobrado a cada cinco anos. Explicou o que é a doença, quais são os sintomas e como são os exames e diagnósticos que identificam o diabetes e as formas de diminuir sua incidência. “A cada 8% de redução do peso corpóreo, diminui em 50% a chance do surgimento da doença na fase de pré-diabetes, quando a glicemia varia entre 100 e 125. Se tivermos três horas de exercícios por semana, as chances diminuem mais 50%.”         

    Em seguida, falou sobre as complicações no organismo provenientes do diabetes. Ressaltou a importância do exame da ‘hemoglobina glicada’ para o controle da doença e os efeitos nocivos do açúcar no globo ocular. Descreveu em detalhes as consequências do diabetes no olho – entre elas, a Retinopatia Diabética – e as formas de tratamento. “Deixo a seguinte mensagem: façam exame do fundo do olho anualmente e mantenham o diabetes controlado por meio de acompanhamento médico, em caso de apresentar a doença.”         

    Ao final, os participantes esclareceram dúvidas sobre o assunto e debateram com o palestrante.

 

    Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (fotos)         

    imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP