Notícia

Servidores do Tribunal participam do “Programa Saúde do Homem 2017”
17/08/2017

A saúde sexual masculina foi tema de evento realizado hoje (17) no auditório do Gade 9 de Julho, em mais uma edição do Programa Saúde do Homem, iniciativa do Tribunal de Justiça de São Paulo por meio de sua Secretaria da Área da Saúde (SAS), em parceira com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS). Direcionado a funcionários e magistrados, a palestra foi ministrada pelo urologista Eduardo Bertero, mestre em clínica cirúrgica pela Universidade de São Paulo (USP) e titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

O médico, que é especialista em cirurgia urológica, iniciou a apresentação alertando sobre a necessidade de os homens mudarem o comportamento com relação à saúde, já que o público masculino é historicamente mais negligente em relação a esse aspecto do que as mulheres. “Os homens, em todas as faixas etárias, vão menos ao médico do que as mulheres. É necessário mudar esse panorama e dar mais atenção à saúde.”

Durante a palestra, ele abordou temas como disfunção erétil, distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM) – conhecido como “andropausa” – e próstata, assunto que despertou grande interesse do público. Alertou sobre a necessidade de o homem deixar a vergonha de lado e buscar orientação profissional quando enfrentar problemas relacionados à sua saúde sexual. “Para se ter uma noção da gravidade do problema, 40% a 45% dos homens do mundo sofrem de disfunção erétil, mas apenas 10% deles buscam tratamento, seja por vergonha ou desconhecimento. É preciso mudar esse comportamento, pois é uma situação que tem tratamento e pode proporcionar uma vida sexual melhor”, explicou.

Ao falar sobre a próstata, fez questão de diferenciar hiperplasia benigna, do câncer de próstata. “A hiperplasia é o aumento benigno do volume da próstata, condição que atinge 50% dos homens com 50 anos ou mais. Já o câncer de próstata é um problema mais grave, que registra 61 mil novos casos ao ano, mas que pode ser tratado, desde que descoberto em tempo hábil. Por isso, é importante buscar ajuda profissional.”

No final do encontro, os funcionários fizeram perguntas ao médico e esclareceram dúvidas. Ao total, acompanharam a palestra 212 servidores – 100 presenciais e 112 pela modalidade online.

 

Comunicação Social TJSP – AM (texto) / RL (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP