Notícia

EJUS e SGP 4 realizam palestra sobre envelhecimento saudável
29/10/2018

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Diretoria de Assistência e Promoção de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP 4) do Tribunal de Justiça de São Paulo, promoveu na última sexta-feira (26) a palestra “Envelhecimento Bem-Sucedido (Medidas Preventivas)”. Mais de 650 pessoas acompanharam o evento nos modos presencial, na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Junior, e a distância, pela internet.

O palestrante foi Marcos Galan Morillo, médico judiciário do TJSP, especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (AMB) e mestre pelo Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ele iniciou sua apresentação expondo dados sobre o envelhecimento no Brasil. Aproximadamente 12% dos brasileiros têm mais de 60 anos e essa porcentagem vai triplicar nos próximos 50 anos. O número de idosos aumenta ano a ano. “Por isso, o envelhecimento é um tema importante para cada um de nós e para as políticas de saúde”, afirmou Marcos.

Segundo o palestrante, para envelhecer com qualidade de vida, é preciso tomar medidas efetivas para que isso ocorra. Porém, mesmo assim estamos sujeitos a doenças. “Existe um mito de envelhecimento sem doença. Isso é bobagem.”

O importante é preservar a capacidade funcional ao envelhecer. “Capacidade funcional é a capacidade de gerir a própria vida e cuidar de si mesmo, com autonomia e independência”, explica o médico.

Para se manter saudável, o indivíduo deve tomar medidas de prevenção, como ter uma alimentação adequada, cessar o tabagismo, praticar atividade física, se vacinar e sempre fazer check-ups para diagnosticar precocemente doenças. Uma atitude saudável é se alongar no trabalho, conforme mostra a cartilha disponibilizada pelo TJSP.

“O indivíduo com várias doenças controladas e capacidade funcional mantida é mais saudável que aquele com apenas uma doença que compromete a capacidade funcional”, destaca Marcos. Ao fim da palestra, ele respondeu as perguntas do público e recebeu um certificado pela participação no evento.

 

Comunicação Social TJSP – GA (texto) / RL (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP