Notícia

EJUS e CAPS realizam palestra sobre afetividade
27/03/2019

A Escola Judicial dos Servidores (EJUS), em parceria com a Diretoria de Assistência e Promoção de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP 4) e da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS), promoveu, nesta terça-feira (26), a palestra “Afetividade: entender mais para vivenciar melhor”. Parte do Programa Saúde da Mulher, o evento contou com público de 378 pessoas, nas modalidades presencial, no auditório do GADE 9 de Julho, e a distância.

A palestra foi proferida por Cibele Fabichak, médica especialista em Medicina do Trabalho e do Esporte e mestre em Fisiologia, que abordou o tema “amor” de forma científica. Segundo Cibele, conhecer melhor as reações químicas cerebrais desencadeadas pelos sentimentos capacita o indivíduo a avaliar melhor seus relacionamentos.

Em divertida apresentação, a palestrante discorreu sobre a bioquímica da paixão, explicando como se dão as reações físicas, químicas e biológicas nos indivíduos quando estão apaixonados. Em linhas gerais, Cibele disse que a ação de hormônios como a dopamina (responsável pelo prazer e euforia) e a endorfina (relacionado à sensação de bem-estar) está diretamente ligada ao comportamento dos indivíduos acometidos pelo sentimento da paixão. Já a oxitocina é o hormônio que influi na predisposição das pessoas a estabelecer vínculos baseados na confiança, sendo, portanto, o hormônio da amizade e do amor.

Num círculo virtuoso de amor e sexualidade, os três hormônios atuam em conjunto, sendo que o romance e a atração física estimulam a busca da intimidade, que por sua vez reforça a decisão pelo compromisso e do pacto de amar. Desta forma, é essencial a um casal que se cultive a paixão todos os dias, pois a sexualidade desenvolvida e aperfeiçoada fortalece os vínculos afetivos. “Precisamos pensar nossas paixões e aprender a lidar com elas”, afirmou a palestrante. Ao final de sua exposição, a médica respondeu perguntas do público e recebeu certificado de participação.

 

Comunicação Social TJSP – DM (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br