Notícia

Tribunal de Justiça realiza palestra sobre os sinais corporais da mentira
22/02/2017

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) promoveu hoje (22), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Sinais Corporais da Mentira – Como o Corpo Mente, com o especialista em linguagem não verbal Paulo Sérgio de Camargo. O evento foi transmitido, via sistema de ensino a distância, para outros 1.099 participantes no interior do Estado.

 Juiz assessor da Presidência, Sylvio Ribeiro de Souza Neto fez a abertura da palestra e a apresentação do convidado. “Paulo Sérgio de Camargo está de volta para falar desse tema fascinante. Quero parabenizar mais essa iniciativa de capacitação e valorização dos servidores, em termos de saúde física e mental.”

Paulo Sérgio explicou que as pessoas mentem o tempo inteiro e que a mentira não é inerente apenas ao ser humano, está nos animais, que mentem para sobreviver. “Mentir nem sempre é algo negativo. Todos nós escutamos cerca de 210 mentiras em um só dia. Os principais motivos são prazer, adrenalina, medo de punição, ganhar prestígio, manipular informações, evitar constrangimento, causar danos e, principalmente, por instinto”, disse.

Segundo ele, existem manifestações corporais que denunciam a mentira. “Quando o indivíduo mente, o cérebro se confunde e manda mensagens contraditórias para todo o corpo, o que gera uma série de movimentos como dilatação da pupila, suor, rubor nas faces, aumento das piscadelas, contrações, tiques e constantes modificações posturais.”

O especialista também elencou algumas técnicas para pegar um mentiroso: fazer perguntas inesperadas; observar se ele fornece apenas respostas curtas ou monossilábicas; se detalha a história para ganhar credibilidade; se faz bloqueio visual enquanto fala; além de prestar atenção a alguns sinais de desconforto, como tocar o pescoço enquanto fala, o nariz e a orelha.

 

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / RL (fotos)        

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP