Notícia

Envelhecimento é tema de palestra no Fórum João Mendes Júnior
03/04/2017

A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça paulista realizou hoje (3), no Fórum João Mendes Júnior e em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra É Possível Envelhecer Bem? O Cérebro Responde, com o neurologista Fabiano Moulin Moraes.

O especialista explicou que é preciso parar de pensar no envelhecimento como doença ou prejuízo de vida. “Precisamos construir um envelhecimento saudável e ativo, otimizar as oportunidades de saúde, participação e segurança. O objetivo é melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. Esperar pacificamente que o corpo se manifeste é esperar demais. Há uma necessidade de visão mais ampla da saúde”, disse.

Ele também explicou que uma em cada seis pessoas acima dos 65 anos desenvolve a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência. “Não é uma etapa do envelhecimento que a gente possa se privar de conhecer. Muito mais empoderador é aprender a fazer a nossa parte e construir novas estratégias para se prevenir, é a chamada reserva cerebral. Não existe saúde do cérebro que não diga respeito ao nosso corpo, e vice-versa. E a melhor forma de construir saúde é com atividade física. Com o exercício, obrigatoriamente você melhora a dieta, o sono, a ansiedade e reduz a probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Bem-estar e felicidade têm a ver com saúde, envelhecimento e longevidade”, afirmou.

Ele também pontuou alguns fatores que retardam o aparecimento da doença, como a estimulação cognitiva, que se refere a toda e qualquer atividade que estimule as funções do cérebro. “Memória, percepção, pintura, poesia, corrida, diário e meditação. Saúde é essa construção progressiva e rotineira. Há um tanto da saúde que não controlamos (idade, histórico familiar e presença de alguns genes), nos outros 50% podemos fazer a diferença. É possível envelhecer bem? Sem dúvida!”, concluiu.

Ao final da palestra – acompanhada por 176 servidores na Capital e transmitida para outros 634 no interior do Estado, os participantes esclareceram dúvidas com o especialista. O secretário da SAS, Tarcísio dos Santos, fez a entrega do certificado ao convidado.

 

Comunicação Social TJSP – AG (texto) / KS (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br

O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP