Notícia

TJSP promove palestra no Dia Nacional de Combate ao Fumo
30/08/2017

Na manhã de ontem (29), o Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Secretaria da Área da Saúde (SAS) e da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), promoveu a palestra É Possível Parar de Fumar, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. O evento, realizado no auditório do edifício Gade 9 de Julho, integra o Programa “Melhor sem Tabaco”, que foi desenvolvido para prestar assistência aos que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar, estimulando a reflexão sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida.

O secretário da SAS, Tarcísio dos Santos, realizou a abertura do encontro, que contou com 41 inscritos para participação presencial e 130 na modalidade telepresencial. “Estamos empenhados em prol da saúde e sabemos o quanto o tema de hoje é importante e teremos oportunidade de trocar experiências e também multiplicar as informações”, disse. O médico e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e chefe da equipe de Pneumologia do Hospital Samaritano de São Paulo, Mauro Gomes, foi o convidado para tratar dos assuntos relacionados aos malefícios do tabagismo.

Segundo o profissional, a tarefa de parar de fumar é muito difícil, já que o vício abrange as dependências química e psicológica. “A abstinência vai incidir no bem-estar do indivíduo e poderá acarretar irritabilidade, falta de concentração, alterações no sono, dores de cabeça, tonturas e outras consequências. E a recaída tem sempre alto risco de ocorrer”, disse.

O médico falou também sobre os riscos dos fumantes passivos, das fases da cessação do tabagismo, e fez um alerta para as doenças ligadas ao consumo da droga. “O tabagismo é responsável por 85% dos casos de bronquite e enfisema (DPOC), 90% dos casos de câncer de pulmão e 30% dos casos de outros tipos de cânceres: boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim e outros”, completou o profissional, antes de responder às perguntas feitas pelos participantes.

Após o encerramento da palestra, a diretora de Assistência e Promoção à Saúde do TJSP, Andrea Cristina Menezes Pires Correa, agradeceu o palestrante e realizou a entrega do certificado de participação.

 

Comunicação Social TJSP – HS (texto) / AC (fotos)

imprensatj@tjsp.jus.br