Agenda 150 anos – Homenagem ao desembargador Valentim Alves da Silva

         Em evento da Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante, a Corte homenageou ontem (20), no Palácio da Justiça, o desembargador Valentim Alves da Silva pelo centenário de seu nascimento.

         O desembargador Alexandre Alves Lazzarini, neto do homenageado e que no evento representou o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), Fernando Antonio Maia da Cunha, foi o orador em nome do TJSP.

         No início de seu discurso, Lazzarini destacou as presenças do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Sydney Sanches e do coordenador da Agenda 150 anos, desembargador Ricardo Henry Marques Dip. Ele falou de sua alegria ao relembrar as experiências que compartilhou com o homenageado. Descreveu como sua trajetória na faculdade de direito, o ingresso na magistratura e as primeiras experiências como magistrado foram acompanhados de perto pelo avô Valentim Alves da Silva.

         O orador destacou a atuação do homenageado como juiz corregedor de presídios na Vara de Execuções Criminais da Capital, trabalho cuja importância foi reconhecida quando a penitenciária da cidade de Álvaro de Carvalho recebeu o nome dele. Também recordou que Valentim era de família humilde, sem tradição no campo jurídico, mas dedicada ao trabalho honesto. Foi soldado na Revolução Constitucionalista de 1932. Após formar-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, foi servidor da Secretaria da Segurança Pública. Escritor e jornalista, fundou e dirigiu diversos jornais pelo interior do Brasil. Atuou como educador, diretor de escola e professor no ensino superior, além de ter ocupado o cargo de prefeito de Tanabi entre 1945 e 1946. Ingressou na magistratura em 1947 e tornou-se juiz do Tribunal de Alçada Criminal e presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

         “Aqui fica, portanto, um testemunho de um neto sobre o seu avô, que serviu de exemplo não só para mim, mas para muitos, como a estrela que na escuridão indica ao viajante seu caminho, como sol que nos aquece nos dias frios da vida”, finalizou.

         Em seguida, foi feita a doação simbólica do acervo do desembargador Valentim Alves da Silva ao Museu do TJSP, incluindo-se objetos pessoais, como a primeira carteira da magistratura, passaportes, álbuns fotográficos e grande quantidade de livros e documentos. O coordenador do Museu do TJSP, desembargador Alexandre Moreira Germano, fez uso da palavra e agradeceu pelo gesto. “Trata-se de valiosa coleção de documentos e fotografias que vêm enriquecer o acervo do Museu”, declarou.

         Ao encerrar a cerimônia, o vice-presidente do Tribunal, desembargador Eros Piceli, que representou o presidente José Renato Nalini, afirmou: “Nós, seres humanos, vivemos a certeza da morte, mas podemos sobreviver com a memória que deixamos. Esta homenagem singela mostra claramente que o desembargador Valentim Alves da Silva continuará vivo neste Tribunal de Justiça de São Paulo, pelo que fez e pelo que nos legou”.

         Prestigiaram o evento o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção Criminal); o procurador-geral do Município de São Paulo, Robinson Barreirinhas, representando o prefeito; o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, Fernando Pereira, representando o presidente; a coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado, Amanda Pontes de Siqueira, representando o defensor público-geral; a diretora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Tallulah Carvalho, representando o presidente; o presidente do Conselho Consultivo da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Renzo Leonardi, representando o presidente; o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região Newton de Lucca; os chefes de Gabinete Civil da Presidência do TJSP, juízes Afonso de Barros Faro Júnior e Ricardo Felicio Scaff; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, tenente-coronel PM Washington Luiz Pestana Gonçalves, representando o comandante-geral da corporação; a presidente do Comitê de Ação Social e Cidadania (CASC) do Tribunal de Justiça, Maria Luiza de Freitas Nalini; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP, Paulo Bomfim; o coordenador da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Fabiano Dolenc Del Masso, representando o diretor; familiares do homenageado – Mário Eduardo Alves (filho), Maria Laura Savietto Alves (nora), Márcia Conceição Alves Dinamarco (neta), Sandra Helena Alves Lazzarini Carolla (neta), Ricardo Alves Lazzarini (neto), Cândido Eduardo Dinamarco (bisneto) e Thays Dantas Alves (bisneta) –; desembargadores, magistrados e servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo.

          Veja mais fotos no flickr.

         Comunicação Social TJSP – DI (texto) / GD (fotos)
         
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP