PJ paulista participa de reunião de trabalho com corregedora nacional da Justiça em Brasília

         O corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Hamilton Elliot Akel, participou hoje (28) da primeira reunião de trabalho da nova corregedora nacional da Justiça, ministra Nancy Andrighi, após a posse dela no cargo. O encontro ocorreu em Brasília, no Superior Tribunal de Justiça – onde passará a funcionar a sede da Corregedoria nacional –, e reuniu corregedores no âmbito das Justiças estadual, federal, trabalhista e eleitoral.

         Na abertura dos trabalhos, a ministra ressaltou que o grande desafio assumido em sua gestão será o de garantir celeridade no julgamento dos processos em todo o País e reduzir o número de processos administrativos que tramitam na própria Corregedoria. Ela disse que o órgão possui aproximadamente 4.700 processos administrativos em tramitação, quantidade que representa um desafio quanto à solução desses feitos.

         Ao destacar o modelo de atuação de sua gestão, a corregedora nacional ratificou que está na hora de intensificar o uso de ferramentas da tecnologia da informação e de comunicação como suporte aos trabalhos desenvolvidos e defendeu que a tônica dos trabalhos realizados nas corregedorias deve ser a transparência. “Somente com a presença constante e um canal aberto de comunicação é possível a realização de um bom trabalho.”

         O corregedor-geral Elliot Akel usou da palavra para explicar o projeto Justiça Cordial, capitaneado pelo Judiciário paulista e órgãos da comunidade jurídica com o intuito de criar um ambiente solidário entre os operadores do direito. Ele ainda pediu atenção a duas questões: a primeira dizia respeito à competência delegada, haja vista a Justiça de São Paulo arcar com a tramitação de cerca de 1,2 milhão de processos da Justiça federal; a segunda tratava da suspensão do Provimento CGJ nº 17/13, que possibilitou aos cartórios extrajudiciais realizarem conciliação e mediação, para a qual o desembargador solicitou apoio na revisão da decisão.

         A presidente do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil, desembargadora Nelma Sarney, pediu adesão às demandas constantes na Carta de São Paulo, documento produzido no último encontro do Colégio, realizado na capital paulista. Dentre as reivindicações das Corregedorias, ela chamou atenção para a necessidade de integração dos sistemas de informação e para uma solução quanto à competência delegada.

 

         Fonte: Corregedoria Geral da Justiça do TJMA

 

         Comunicação Social TJSP – MR (texto) / Corregedoria Geral do TJMA (fotos)

         imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP