‘Jornadas Musicais MMDC’ apresentam natureza barroca de Vivaldi e alma cosmopolita de Gershwin

        O projeto Jornadas Musicais MMDC proporcionou a desembargadores, magistrados e servidores que estiveram ontem (28) no teatro do Gade MMDC, edifício que reúne gabinetes da Seção de Direito Público, uma viagem que percorreu a vivacidade sonora da natureza, presente em As Quatro Estações, de Vivaldi, e a vitalidade jazzística de Rhapsody in Blue, de Gershwin.

        Por cerca de uma hora, todos admiraram o vídeo da apresentação de Julia Fisher ao violino, acompanhada da Academy of St. Martin in the Fields, interpretando As Quatro Estações, no Jardim Botânico do País de Gales; além da apresentação da Orquestra Filarmônica de Berlim, no Parque Waldbühne, nas cercanias de Berlim, sob a regência do maestro Seiji Ozawa e do Marcus Roberts Trio, interpretando Rhapsody in Blue.

        O desembargador Sidney Romano dos Reis, ao iniciar breve preleção acerca das exibições, homenageou os servidores presentes, lembrou o Dia do Servidor Público e destacou que o projeto é voltado, sobretudo, aos funcionários do Tribunal.

        As Quatro Estações, de Antônio Vivaldi, é composta de quatro concertos que representam o ciclo da natureza em um ano. Publicada em 1725, foi elaborada para ser executada por um solista de violino e uma pequena orquestra. A obra permaneceu no ostracismo durante os séculos XVIII e XIX, somente sendo revivida a partir de 1939, através do maestro Alfredo Cazella.

        Devido ao enorme sucesso que um novo estilo musical chamado jazz sacudia os EUA, no início dos anos 20, o maestro Paul Whiteman encomendou a George Gershwin um ‘concerto jazzístico para orquestra’. Dessa forma, em fevereiro de 1924, em Nova York, foi apresentado um espetáculo denominado ‘an experiment in modern music’ (um experimento de música moderna), cuja obra central foi uma nova composição chamada Rhapsody in Blue. Na apresentação estavam presentes Stravinsky e Rachmaninoff, entre outros mestres da música clássica. Com Gershwin ao piano e antes que se concluíssem os últimos acordes, a plateia irrompeu num aplauso esplendoroso.
        O presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe, compareceu ao auditório do Gade MMDC e prestigiou a exibição dos concertos.

        Projeto – ‘Jornadas Musicais MMDC’, que integra o projeto Arte e Cultura no TJ e tem organização do desembargador Sidney Romano dos Reis, traz a magistrados e servidores do Tribunal apresentações musicais de ótima qualidade à última terça-feira de cada mês.

 

        Comunicação Social TJSP – DI (texto) / RL (foto)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP