Presidente recebe título de Cidadão Fernandopolense e visita fórum da comarca

        O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, esteve, no último sábado (15), na cidade de Fernandópolis para se tornar o mais novo cidadão fernandopolense. Antes da solenidade, passou pelo fórum para cumprimentar magistrados e servidores.

        O Plenário da Câmara de Fernandópolis, apesar de amplo, ficou reduzido ante o número de pessoas que prestigiaram a cerimônia de outorga de título de “Cidadão Fernandopolense” ao presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini. Encaminhado à mesa pela vereadora Neide Garcia, durante a cerimônia, Renato Nalini ouviu de todos que ali se pronunciaram elogios não só a sua pessoa, mas também, e principalmente, aos integrantes do Judiciário.

        Segundo o juiz diretor do fórum da Comarca de Fernandópolis, Evandro Pelarin, o título “é uma mostra do quanto a gratidão é um valor superior nesta cidade. Mas o título tem um significado maior. Aqui dissemos aos nossos colegas dos Poderes Executivo e Legislativo que o Senhor, Presidente Nalini, é um jurista singular, neste Estado, no país e até mesmo fora do Brasil. E podemos dizer também, talvez com peso até maior, um servidor público exemplar”.

        O deputado federal Edinho Araújo disse se sentir lisonjeado por ter participado da solenidade de instalação da Unidade Avançada de Atendimento Judiciário em Três Fronteiras e ter visto um presidente falar sobre conciliação, justiça e paz. “Vi nos olhos de pessoas  humildes e simples que a Justiça estava próxima delas.”

        Também fez uso da palavra, o deputado federal eleito Fausto Pinato. Nas suas palavras, “o senhor veio aqui buscar o que é seu por direito, por tudo o que tem feito pela nossa região”.

        Filho da terra, o deputado federal, hoje secretário de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Júlio Semeghini, destacou a importância de se ver a integração entre os Poderes e ressaltou o trabalho da equipe de juízes assessores do TJSP. “Tenho aprendido com a equipe do Nalini a forma como ele enxerga as circunstâncias e a preocupação que tem com a valorização dos recursos humanos.”

        A prefeita de Fernandópolis Ana Maria Matoso Bim elogiou também os magistrados que já passaram pela comarca e os que hoje ali estão. “São pessoas sérias e competentes.” A prefeita contou que o juiz Evandro Pelarin, nos finais de semana, vai aos bairros carentes.

        Último a fazer uso da palavra, antes do homenageado, o presidente da Câmara, Francisco Arouca Poço, que conduziu a solenidade, retratou a alegria e a importância que a data passou a ter para a cidade e para ele em seus últimos meses na Presidência do Legislativo. “Esse título o senhor recebe de todo o nosso povo.”

        Ante os pronunciamentos, José Renato Nalini salientou a alegria de ver as pessoas falando bem dos magistrados da cidade. “É um afago que o presidente tem ao verificar o respeito que a população tem para com o juiz.” Entre outras palavras, assim se referiu à honraria recebida. “É o acolhimento de uma pessoa que não teve o privilégio de aqui nascer, mas que é recebido, carinhosamente, como um semelhante, um igual, um irmão.”

        À cerimônia estiveram presentes o coordenador da 18ª Circunscrição Judiciária, desembargador João Alberto Pezarini; o promotor de Justiça da Comarca de Fernandópolis, Fernando Cesar de Paulo, representando o procurador-geral de Justiça; o juiz assessor da Presidência Ricardo Felício Scaff, que já judiciou em Fernandópolis; o presidente da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Fernandópolis, Marco Aurélio Del Grossi; o delegado de polícia seccional de Fernandópolis, Oreste Carósio Neto, representando o diretor do Deinter-5; o delegado de polícia federal de Jales, Cristiano Pádua da Silva; o presidente da Associação dos Amigos do Município de Fernandópolis, Jesiel Bruzadelli Macedo; o vice-prefeito de Fernandópolis, José Carlos Zambon; os vereadores Ademir de Almeida, André Pessuto, Arnaldo Pussoli, Étori Baroni, Gilberto Vian, Gustavo Pinato, Humberto Machado, Maurílio Saves, Neide Garcia, Rogério Pereira da Silva, Valdir Pinheiro e Salvador Castro; o ex-deputado federal Vadão Gomes; os prefeitos Eunice Mistilides Silva (Jales), Sérgio Martins Carrasco (Populina), Antonio Carlos Macarrão do Prado (Mira Estrela), Armando Rossafa Garcia (Santa Fé do Sul), Flávio Luiz Renda de Oliveira (Três Fronteiras), Pedro Itiro Koyanagi (Estrela D’Oeste), Aristeu Baldin (Meridiano), Sebastião Geraldo da Silva (Ouroeste), Odair Vazarin (Guarani D’Oeste), Leandro Barbosa de Melo (Magda), Ana Lúcia Olher Módulo (Vitória Brasil), Calimerio Luiz Correia Sales (Alvares Florence), Rosa Luchi Caldeira (Valentin Gentil), Antonio Melhado Neto (Paranapuã), Marcelino Pelarin (Cassilândia/MS), vice-prefeito de Indiaporã, Aderito Camargo Ferreira da Silva, representando a prefeita; Ariane Barbosa Ferreira e Gustavo Guimarães; juízes, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia, vereadores da região, servidores do Judiciário e cidadãos fernandopolenses.


         Veja m
ais fotos no Flickr.

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP