SAS realiza nova edição do Programa Prevenir Odontológico II

        A Secretaria da Área da Saúde (SAS) do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu terça (25) e quarta-feira (26) a última edição deste ano do Programa Prevenir Odontológico II – A Importância da Saúde Bucal na Saúde Geral, no prédio administrativo Conde do Pinhal.
        
O Prevenir Odontológico é um programa realizado por cirurgiões-dentistas que ministram palestras de orientação para servidores e magistrados e examinam os interessados no próprio local de trabalho. Caso sejam portadores de focos de infecção bucal, são encaminhados para atendimento ambulatorial e tratamento sem custo. O tratamento inclui profilaxia, restaurações, cirurgias de pequeno porte (extrações simples, biópsias) e demais procedimentos típicos de clínica geral odontológica.  
        
Os dentistas Adriana Shinagawa, Ricardo De Nardi Fonoff, Marilúcia Naufel e Paulo Roberto de Campos ministraram palestras nesses dois dias explicando a importância da prevenção para a manutenção da saúde. “São inúmeros os benefícios de uma boca saudável, refletidos na boa aparência, pronúncia e mastigação, no bom hálito, na boa digestão e no bom relacionamento social. A saúde começa pela boca”, disse Shinagawa.
        
Ela explicou que o tratamento de saúde é multidisciplinar. “Atualmente sabe-se da certeza de relação entre a saúde bucal e a saúde geral. A presença de focos de infecção na boca representa uma porta de entrada de bactérias para a corrente sanguínea, podendo ocasionar diferentes doenças sistêmicas.”
        
Programa Prevenir Odontológico II – Do começo do ano até agora, já foram realizadas três edições do programa: a primeira em março no Juizado Especial Cível de Itaquera/Guaianazes (totalizando duas palestras e 43 participantes), e as demais em abril e agosto no Fórum João Mendes Júnior (com nove palestras e 395 participantes; e seis palestras e 214 participantes, respectivamente). O programa segue as mesmas diretrizes do anterior, cuja abordagem foi o câncer de boca e as doenças gengivais. Na ocasião, foram promovidas 275 palestras, mais de 12 mil atendimentos e realizadas mais de 300 biópsias nos ambulatórios do Tribunal de Justiça.

        
Comunicação Social TJSP – AG (Texto) / KS (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br

COMUNICAÇÃO SOCIAL

NotíciasTJSP

Cadastre-se e receba notícias do TJSP por e-mail



O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP