CONCILIAÇÃO E MEDIAÇÃO

EMPRESA AMIGA DA JUSTIÇA

Regulamentado pela Portaria nº 9.447/2017, o programa Empresa Amiga da Justiça e Parceiro Institucional do Programa Empresa Amiga da Justiça objetiva incentivar a utilização de métodos autocompositivos de solução de conflitos, como a mediação e a conciliação, entre as empresas e seus clientes ou usuários, a fim de fomentar a cultura da pacificação social, principalmente no que se refere aos conflitos consumeristas, evitando a excessiva judicialização.


Como funciona a parceria

Para participar do programa, a empresa, grupo empresarial ou parceiro institucional escolhe aderir voluntariamente, por subscrição de um Termo de Compromisso Público que contém, entre outros elementos, a concordância expressa com os termos do programa, além de prazos e metodologias para cumprimento do que foi pactuado.


Vigência

A vigência do programa é de dois anos, podendo o prazo ser prorrogado, caso haja interesse das partes.


Quem pode participar

Podem participar do programa empresas e grupos empresariais com personalidade jurídica de direito público ou privado, com exceção das descritas no artigo 8º da Portaria nº 9.447/17.


Quais os tipos de parceria

Existem dois tipos de parceria:

  1. Empresas e grupos empresariais terão metas de aumento da quantidade de número de acordos judiciais e extrajudiciais, além de serem monitorados quanto à quantidade de processos distribuídos no mesmo período e quanto às ações adotadas para incentivar a autocomposição.
  2. Sindicatos, associações comerciais, entidades de classes, entre outras instituições, poderão participar de três maneiras:
    1. deverão indicar empresas ou grupos empresariais com os quais têm algum tipo de interação corporativa; ou
    2. divulgar a autocomposição por meio de campanhas de comunicação ou promoção de eventos, ainda que educacionais e simpósios; ou
    3. fomentar estudos de pesquisa, bem como indicadores relacionados à pacificação de conflitos consumeristas, sendo monitorados quanto às ações efetivamente tomadas no cumprimento do compromisso.

Certificação

A adesão ao programa gera, automaticamente, a certificação denominada “Empresa Amiga da Justiça” ou “Parceiro Institucional do Programa Empresa Amiga da Justiça”, na forma de um selo estilizado emitido e enviado eletronicamente pelo TJSP e que pode ser utilizado em campanhas institucionais.


Como ser parceiro

Para ser uma Empresa Amiga da Justiça ou Parceiro Institucional do Programa Empresa Amiga da Justiça a instituição deve entrar em contato com o Nupemec.

E-mail: empresaamiga@tjsp.jus.br
Telefones: (11) 2171-6476
Endereço: Praça Doutor João Mendes, s/n, 13º andar - salas 1301/1311 - Centro - São Paulo/SP, CEP: 01501-900




Empresas Amigas da Justiça

Logo Ajinomoto Logo Amil Logo Bayern Logo BNP Paribas Logo Bradesco Logo Chevrolet Serviços Financeiros Logo da empresa Comgás Logo da empresa Cosan
Logo CPFL Logo Grupo Segurador Banco do Brasil Mapfre Logo Itaú Logo Lactalis Logo Localiza Logo Mercadolivre Logo da empresa Momentum Logo da empresa Moove Logo Nextel
Logo da empresa Positivo Logo da empresa Rumo Logo Sabesp Logo Santander Logo TAM Logo Portal Terra Logo Votorantim Logo da empresa Whirlpool Logo Banco Volkswagen



Parceiros Institucionais do Programa Empresa Amiga da Justiça

Logo Sinduscon Sindicato da Construção Logo Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias Logo Febraban Federação Brasileira de Bancos
Logo Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente Logo Secovi Sindicato da Construção Civil Logo FIESP
Logo GK Condomínios Logo Instituto ReclameAqui