Comunicação Social

Notícia

Judiciário e Polícia Militar atuam em parceria

        Com ações estreitamente ligadas, a atuação do Poder Judiciário em muito depende do trabalho e da eficiência da Polícia Militar. Por sua vez, a eficácia de muitas das atividades da Polícia Militar também resulta da parceria com o Poder Judiciário. Exemplos estão presentes no dia a dia das duas instituições como as operações de reintegração de posse ou a escolta no transporte de presos para audiências.
        Na manhã de hoje (9), o presidente do Tribunal de Justiça Ivan Sartori e o diretor da Escola Paulista da Magistratura Armando Sérgio Prado de Toledo foram recebidos na Polícia Militar de São Paulo, pelo comandante-geral coronel PM Benedito Roberto Meira e mais os sessenta coronéis do Estado de São Paulo.
        Reunidos no auditório do Comando Geral – com mesa composta pelo presidente Sartori, desembargador Armando de Toledo e pelos coronéis Benedito Meira e Marco Aurélio Alves Pinto (chefe da Casa Militar) – os integrantes da Polícia Militar ouviram do presidente Sartori questões atinentes à valorização de recursos humano, aumento de produtividade, ações sociais que do TJSP, implantação do processo eletrônico, da criação das dez Regiões Administrativas Judiciárias e da parceria com os outros Poderes, destacando que “a transparência tem sido um instrumento formidável para o Tribunal de Justiça”.
        Ao se referir ao projeto “Administração Participativa”, realizado na Capital e Interior, falou do anseio dos comandos para a implantação da videoconferência para as audiências de réus presos e da iniciativa que juntou o Governo e o Judiciário de São Paulo, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Justiça em busca da implantação do sistema. Ao CNJ coube as providências para que, em esfera nacional, sejam afastadas as possibilidades de nulidade nos processos que têm audiências não presenciais.
        O presidente Sartori elogiou bastante a técnica, o regramento rígido, a coragem e a perícia dos policiais militares e citou como exemplo o trabalho da Assessoria Policial Militar do TJSP, sob o comando do coronel Renato Cerqueira Campos.
        O coronel PM Benedito Roberto Meira falou das dificuldades que a Polícia Militar encontra em algumas de suas operações e sugeriu a alteração de alguns procedimentos que, segundo o coronel, são instrumentos de fundamental importância para a prevenção do crime.
        Para os desembargadores, o encontro que fortaleza a parceira existente, terminou com um almoço oferecido pela Policia Militar em companhia dos coronéis que respondem por todas as ações dos policiais militares em todos os cantos do Estado.

 

        Comunicação Social TJSP – RS (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP