Comunicação Social

Notícia

Alunos de Direito do CEUNSP, de Salto, promovem júri simulado

        O Salão do Júri do Palácio da Justiça foi palco, hoje (24), de mais um júri simulado, protagonizado pelos alunos do curso de Direito do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP), de Salto.

        Entre alunos e professores, 120 pessoas estiveram presentes. O professor Cláudio Mota Alves, que leciona na área de Direito Empresarial, foi o juiz, mas os demais que participaram do Tribunal do Júri simulado – promotor, advogados e jurados – eram estudantes. Também acompanharam o julgamento os professores Fernando Moura, Marcos Vinicius Monteiro de Oliveira e Laércio da Costa Veloso, coordenador do curso de Direito.

        O crime simulado pelo Tribunal do Júri ocorreu no ano de 2005 em Sorocaba, denunciado como um homicídio duplamente qualificado em que uma guarda municipal, durante perseguição de trânsito, disparou um tiro, segundo ela, mirando no chão, mas que acertou o motoqueiro alvo da perseguição, que acabou morrendo. A defesa da policial conseguiu, no entanto, desclassificar o crime para homicídio culposo e ela acabou absolvida.

        Já no júri simulado realizado no Tribunal de Justiça, ela foi condenada por 4 votos a 3 a um ano de detenção, com a pena convertida em prestação de serviços à comunidade. Ao final, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Ivan Sartori, cumprimentou os professores do CEUNSP pela iniciativa e exortou os alunos a que continuem a estudar, a fim de aprofundar cada vez mais seus conhecimentos.

 

        Comunicação Social TJSP – RP (texto) / DS e Martin Glessner – CEUNSP (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP