Comunicação Social

Notícia

TJSP inaugura retrato do desembargador Gonzaga Franceschini

        O Tribunal de Justiça de São Paulo homenageou, na tarde de hoje (3), o vice-presidente da Corte no biênio 2012/2013, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini, cujo retrato foi inaugurado na Galeria de Retratos da Vice-Presidência. O presidente José Renato Nalini prestigiou a solenidade, acompanhado dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura (CSM) e de representantes do Poder Público.

        O orador em nome do Tribunal, desembargador Walter de Almeida Guilherme, saudou o Conselho e o público presente e destacou, dentre as inúmeras qualidades do homenageado, o equilíbrio, a sensatez e a amizade.

        “Homem de olhar límpido, alma clara, generoso e amigo. Se há alguém que foi capaz de conquistar a amizade de todos neste Tribunal, este foi o desembargador Gonzaga Franceschini. Sua imagem retratada permanecerá intocada nesta venerável Corte. O seu rosto, resultado da passagem dos anos, da vida vivida, jamais ostentará marcas, vícios ou pecados, porque nunca cometidos”, declarou Walter Guilherme.

        O vice-presidente Eros Piceli, emocionado, disse ser uma grande honra suceder o desembargador Gonzaga Franceschini. “Você representa para todos nós esse símbolo de bondade, de pessoa humana, sensível, séria, ética. Nós estamos marcando a memória do Tribunal, você faz parte dessa memória brilhante e deixa sua marca em todos nós, seus amigos”, declarou.

        Franceschini agradeceu pelas palavras lisonjeiras a ele dirigidas, saudou o presidente José Renato Nalini e autoridades e demonstrou pesar pelo falecimento do desembargador e amigo José Geraldo Barreto Fonseca, ocorrido ontem. “Essa tristeza é compensada de certa forma pela alegria de hoje. A vida continua e ela contém alegrias e tristezas. Só me resta agradecer, em primeiro lugar, a Deus, que fez muito por mim, e aos colegas do CSM. Por não ter o dom da oratória, não tenho o que falar para rebater esse cerco de carinho, de amizade. Agradeço aos amigos servidores. Os dois anos em que estive na Vice-Presidência foram de muita alegria, e agora tenho a alegria de ser sucedido por Eros Piceli, amigo de longa data. Só tenho a dizer, de coração a vocês todos, muito obrigado.”

        No encerramento da solenidade, o presidente do TJSP, José Renato Nalini, lembrou o convívio com o homenageado no Conselho Superior da Magistratura e ressaltou sua coragem, doçura e coerência. “Você nos orgulha, nos privilegia por sermos seus coetâneos. Não precisaria haver retrato para que sua presença fosse permanente nesta Casa, que continua sendo sua. Eu agradeço muito a Deus por ter colocado você e sua família em nosso caminho para poder servir como exemplo, como um guia, como um norte para a magistratura de amanhã.”

        Também prestigiaram a solenidade a secretária de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Eloisa de Sousa Arruda, representando o governador Geraldo Alckmin; o corregedor-geral da Justiça, Hamilton Elliot Akel; os desembargadores Artur Marques da Silva Filho (presidente da Seção de Direito Privado), Ricardo Mair Anafe (presidente da Seção de Direito Público) e Geraldo Francisco Pinheiro Franco (presidente da Seção de Direito Criminal); o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo, Mario Devienne Ferraz; o corregedor-geral da Justiça Militar do Estado, Clovis Santinon; o subprocurador-geral da Justiça do Estado de São Paulo, Arnaldo Hossepian Salles Lima Júnior, representando o procurador-geral; a defensora pública coordenadora do Núcleo Especializado de Segunda Instância e Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado, Amanda Pontes de Siqueira, representando o defensor público-geral; o subprocurador geral do Estado de São Paulo, Fernando Franco, representando o procurador geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, Fernando Antonio Maia da Cunha; o presidente do Instituto Paulista de Magistrados, Jeferson Moreira de Carvalho; os ex-vice-presidentes do Tribunal de Justiça Antonio Carlos Munhoz Soares e Mohamed Amaro (ouvidor do TJSP); o vice-corregedor-geral do Ministério Público do Estado de São Paulo, Paulo Sérgio Puerta dos Santos, representando o corregedor-geral; o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo Marcelo Gatti Reis Lobo, representando o presidente; o presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro; o vice-presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica, representando o presidente; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e das advocacias pública e privada, servidores, amigos e familiares do homenageado.


        Mais fotos no Flickr.   
         
                                   

        Comunicação Social TJSP – VG (texto) / AC (fotos)
        imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP