Comunicação Social

Notícia

‘Audiência Concentrada’ é tema de seminário no Fórum João Mendes

        O Tribunal de Justiça de São Paulo, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude e com apoio da Escola Judicial dos Servidores (EJUS), realizou hoje (11) o seminário Audiência Concentrada, na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior. O evento reuniu assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, conselheiros tutelares e técnicos e foi transmitido a 179 comarcas do Estado, num total de 1.319 participantes.

        As audiências concentradas são um conjunto de ações com o fim de reavaliar as medidas protetivas de acolhimento e possibilitar que crianças e adolescentes institucionalizadas retornem a suas famílias de origem ou sejam colocadas com famílias substitutas.

        O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça Paulo Roberto Fadigas Cesar debateu provimentos e instruções normativas do Conselho Nacional de Justiça sobre o tema. O magistrado explicou que esse tipo de audiência “precisa ser o mais informal possível para estabelecer uma maior proximidade com a criança e impedir que ela se sinta acuada”.

        A psicóloga-chefe da Coordenadoria da Família e Sucessões, Cyntia de Almeida Leonel Ferreira Mendes Pereira, abordou o tema ‘Audiência Concentrada: Preparação Segundo uma Perspectiva Psicológica’. Ela elencou sugestões para a preparação e realização das audiências. “A maneira como é feita a audiência concentrada pode realmente fazer diferença na vida de uma criança ou de um adolescente”, disse.

        A assistente social Shirley Beatriz Semana e a coordenadora do Núcleo de Apoio Profissional de Serviço Social e Psicologia da Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJSP, Ana Cristina Amaral Marcondes de Moura, também participaram do grupo de discussões.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / GD (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP