Comunicação Social

Notícia

Varas Especiais da Infância e da Juventude promovem palestra sobre diálogos interdisciplinares

        A equipe técnica das Varas Especiais da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na última sexta-feira (28), a palestra Diálogos Interdisciplinares: Interface do Serviço Social e Psicologia, no auditório do fórum do Brás, que abriga as unidades.

        O evento foi realizado com apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJSP, que contou com parceria do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial da Infância e da Juventude da Promotoria Pública do Estado e do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Região da Infância e da Juventude da Defensoria Pública.

        O coordenador da CIJ, desembargador Eduardo Cortez de Freitas Gouvêa, fez a abertura da palestra e explicou que o objetivo do encontro é debater o processo de integração das diferentes áreas de atuação profissional. “O evento traz importante discussão multidisciplinar entre psicólogos e assistentes sociais para o aprimoramento do setor. Parabenizo a todos os envolvidos”, disse.

        A corregedora permanente do Setor Técnico de Psicologia e Serviço Social, juíza Maria Elisa Silva Gibin, esclareceu que a interdisciplinaridade é complexa. “Exige dos profissionais que atuam com adolescentes conhecimentos de diversas áreas para dar uma solução ao caso concreto. Esse encontro nos trará enriquecimento para trabalhar com questões do dia a dia”, afirmou. Os psicólogos João Greco (Ministério Público) e João Baring (Defensoria Pública) e a assistente social judiciária das Varas Especiais da Infância e da Juventude Cilene Silvia Terra também compuseram a mesa.

        Dalva Azevedo de Gois, assistente social e palestrante, iniciou uma reflexão, a partir de experiências que já viveu, sobre o trabalho desenvolvido em conjunto. “Esse tipo de atividade é complexa e difícil, mas muito rica. É ela que possibilita atingir resultados mais favoráveis aos direitos dos adolescentes enquanto cidadãos.” A segunda palestrante e psicóloga, Rosário de Maria da Costa Ferreira, falou da importância do setor técnico na solução das demandas da Infância e da Juventude. “As duas profissões reúnem um conjunto de competências consideradas essenciais para qualificar o atendimento e, atuando multidisciplinarmente, desempenham trabalho fundamental para responder às complexidades das situações.”

        Ao final das exposições, a presidente da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos (AASP) do TJSP, Elisabete Borgianni, fez a mediação entre os participantes, que também esclareceram dúvidas.

 

        Comunicação Social TJSP – AG (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP