Comunicação Social

Notícia

STJ e Tribunais do RS e SP participam de discussão sobre Judiciário e Imprensa na Esmarn

        O 2º Congresso de Direito da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, realizado em Natal, na última sexta-feira (28), contou com uma mesa redonda sobre o tema "Judiciário e Imprensa: Transparência e Responsabilidade Social". Integrantes da Comunicação Social de três tribunais falaram sobre o assunto. O desembargador Túlio de Oliveira Martins, responsável pela Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; o jornalista Marcone Gonçalves dos Santos, secretário de Comunicação Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a jornalista Rosangela Sanches, diretora de Comunicação Social do Tribunal de Justiça de São Paulo falaram de suas experiências à frente das funções que ocupam e das estratégias utilizadas para fortalecer o diálogo entre a instituição e o público.
        
O debate foi mediado pela jornalista Juliska Azevedo, secretária de Comunicação Social do TJRN. "Satisfação é receber nomes de peso da comunicação institucional jurídica nacional para discutir estratégias e reforçar as práticas da assessoria de comunicação. Tenho certeza de que sairemos daqui com mais conhecimento e revestidos de novas ideias para colocar em prática", disse a mediadora.
        
Transparência e compartilhamento – O desembargador Túlio Martins, que também é jornalista, explicou a maneira adotada pelo TJRS para manter um bom relacionamento com a imprensa, sem perder credibilidade ou o risco de passar por uma crise gerencial. "Nós falamos a verdade. O que for lícito à divulgação para o conhecimento público deve ser publicado em nossos meios de divulgação de notícias. Esse é um ponto primordial para atingirmos qualidade nos nossos serviços", disse. Para ele, a transparência precisa ser um fator preponderante na comunicação institucional, fundamental para a eficiência da notícia e sem burocracia.
        
A troca de ideias entre as instituições movimentou os debates na mesa redonda sobre o Judiciário e a Imprensa. A diretora de Comunicação Social do TJSP, Rosangela Sanches, falou que é fundamental a proximidade do Judiciário com a sociedade. "Cabe a nós, jornalistas que representamos a comunicação desses tribunais, trabalhar essa ideia de interação entre a magistratura e o jurisdicionado. A ideia foi compartilhada pelo secretário de Comunicação do STJ, em Brasília, Marcone dos Santos. "Houve uma mudança na sociedade brasileira. Cerca de 55% da população ascendeu para a classe média e estão mais esclarecidos. Nesse cenário, a comunicação assume um papel importantíssimo, não apenas de informar, mas também de dar uma resposta a esse cidadão." Para ele, é necessário que os tribunais possuam boa equipe de jornalistas que ajude a instituição a dialogar bem com as mídias. "O público quer, precisa e tem que saber. Todo processo de comunicação precisa de uma resposta rápida, fácil e acertada, com objetividade e que contemple a resposta dos veículos de comunicação e os interesses da instituição", acrescentou.
        
1º Prêmio de Jornalismo Djair Dantas – Durante a abertura oficial do congresso, o presidente do TJRN, desembargador Aderson Silvino, fez o lançamento do 1º Prêmio de Jornalismo Djair Dantas, que visa reconhecer a cobertura jornalística potiguar sobre o Judiciário do Rio Grande do Norte. Esse reconhecimento se dá premiando, mediante concurso, as melhores matérias jornalísticas veiculadas na imprensa e que tenham repercutido ações, projetos ou decisões de magistrados de 1º ou 2º graus, assim com ações e projetos da Esmarn ou da Corregedoria Geral da Justiça. O período de inscrições será de 1º de dezembro de 2014 a 5 de maio de 2015. As regras constam no Edital nº 28/14, publicado no Diário da Justiça Eletrônico do último dia 10. As reportagens têm que ser publicadas em veículos de comunicação nas áreas de jornalismo impresso, telejornalismo e webjornalismo, além da categoria de fotojornalismo, para as melhores fotografias de registro de ações, projetos e prestação de serviços do Judiciário. Em julho de 2015 será feita a entrega dos prêmios para os três primeiros colocados em cada uma dessas categorias.

        Comunicação Social TJSP – Informações e fotos TJRN
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP