Comunicação Social

Notícia

Palestra no FJMJ aborda linguagem corporal

        O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou hoje (3), por meio da Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps) e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Linguagem Corporal e Mentira: Como Identificar Mensagens não Verbais, com o escritor e especialista em linguagem não verbal Paulo Sergio de Camargo.

        O evento, aberto pela juíza assessora da Presidência Maria de Fatima Pereira da Costa e Silva, foi acompanhado por 291 servidores na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior e 2.102 participantes de 187 comarcas do Estado pela internet.

        O palestrante afirmou que, em média, apenas 35% das informações transmitidas por uma pessoa são de natureza verbal. “Quem estuda linguagem corporal pode ter uma competência extremamente grande, pois pode ser utilizada em negociações, vendas, entrevistas, dinâmicas de grupo, relacionamento e segurança”, afirmou.

        O especialista ainda explicou diversas razões para utilizar o corpo como forma de expressão: aprimora negociações, causa boa impressão, prevê comportamentos, aperfeiçoa relacionamentos, demostra confiança, evita conflitos, observa mentiras, expressa ideias com vigor, permitindo que a pessoa seja mais perceptiva e consiga falar sem dizer nada. “A característica principal da linguagem é trabalhar muito a psicologia evolutiva. Ela transmite toda a experiência de vida e ensina a direcionar o conhecimento.”

        Camargo falou um pouco do relacionamento com a mentira. “As mulheres mentem para agradar e os homens, para se promoverem. Mentir é regra e não exceção, todos nós mentimos. São 210 mentiras por dia, ou seja, 3 a cada 10 minutos.”  Ele também deu dicas de como identificar gestos ligados à mentira: falar e olhar para cima ao mesmo tempo, ruga na testa, falar ‘não’ e mexer a cabeça fazendo sinal de ‘sim’ e coçar o nariz enquanto fala.

        Ao final, o convidado recebeu certificado de participação do TJSP. Os servidores que acompanharam a palestra aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre situações cotidianas.

 

        Comunicação Social TJSP – PC (texto) / DG (fotos)
        
imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP