Comunicação Social

Notícia

Processo digital - Tecnologia em prol do ambiente

        Em tempos de crise hídrica e energética, todos os setores da sociedade têm buscado incluir nas atividades diárias hábitos menos nocivos ao ambiente para evitar o desperdício de recursos naturais. O Tribunal de Justiça de São Paulo, maior Corte do mundo, com mais de 21 milhões de processos em andamento e 23 mil novas ações distribuídas diariamente, tem contribuído para o desenvolvimento sustentável, especialmente com a implantação do processo digital. 

        A primeira unidade totalmente digital foi criada em 2006, com o posto do Juizado Especial, conhecido como “Expressinho”, na estação São Bento do Metrô, na capital. Desde então, as unidades foram gradativamente ampliadas e, em fevereiro último, durante sessão solene de Abertura do Ano Judiciário, o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini, anunciou o projeto “100% Digital”, que prevê, até o final de 2015, a implantação integral em todas as varas do Estado. 

        São muitos os benefícios conquistados com a tramitação eletrônica, como a rapidez no andamento dos feitos e a possibilidade de consulta e prática de atos judiciais a partir de qualquer ponto de acesso à internet, 24 horas por dia, mesmo em finais de semana e feriados.

        Mas, tão importante quanto a celeridade é o fato de o processo digital evitar o desperdício de cerca de 46 milhões de quilos de papel a cada ano no Brasil — o que corresponde a uma economia de 1,5 milhão de m³ de água, quantidade suficiente para abastecer uma cidade de 27 mil habitantes durante um ano, conforme dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
        Apenas o Judiciário paulista deixou de gastar, em pouco mais de um ano, 547.382 quilos de papel (o que representa aproximadamente 13 mil árvores não derrubadas), além de poupar 51.728 m³ de água. Estima-se que, em cinco anos, sejam poupadas 117.172 árvores – o que gerará economia de 4,7 milhões de quilos de papel – e 446.226 m³ de água.

        O “100% Digital” prevê a disponibilização da tecnologia em todas as 331 comarcas do Estado, além da reciclagem de servidores e magistrados. Para acompanhar o cronograma do projeto, o TJSP criou o “Implantômetro Digital”, que traz a atualização do percentual de unidades que já utilizam a tecnologia. O indicador pode ser acessado pelo hotsite do “100% Digital”, localizado na barra inferior do site do Tribunal:(www.tjsp.jus.br/CemPorCentoDigital). Segundo dados da última segunda-feira (7), 53% das unidades judiciais do Estado estão totalmente digitalizadas. Vale conferir.

 

        N.R.: texto originalmente publicado no DJE de 8/4/15.

 

        Fonte infográfico: Softplan, Getra Gestão Ambiental e Iniciativa Verde

 

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / Softplan (foto e infográfico
     
   imprensatj@tjsp.jus.br


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP