COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra on-line: ‘Estratégias para Fortalecer a Conexão Entre Adultos e Jovens’

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra ‘ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER A CONEXÃO ENTRE ADULTOS E JOVENS’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 1º de agosto de 2023, sob a coordenação do desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, que será realizada no Auditório da Escola Judicial dos Servidores - EJUS, situado na Rua da Consolação, 1483, 8º andar – São Paulo/SP e pela plataforma Microsoft Teams, no dia 6 de outubro de 2023.

 

OBJETIVOS: Trazer a possibilidade de adultos, pais inclusive, estabelecerem um diálogo pautado na escuta e na empatia, que realmente os conecte com os jovens. Ajudar o adulto a perceber que a escuta qualificada pressupõe curiosidade em relação ao pensamento, sentimento, visão de mundo do outro. Trazer a ideia de que há um outro lugar no diálogo que não é pautado pelo julgamento, pelo sermão e que possibilita conexão no lugar do afastamento. Ajudar o adulto a perceber que o diálogo verdadeiro pode ser o melhor caminho para a solução dos conflitos intergeracionais. Oferecer sugestões de trocas entre pais e filhos sobre alguns temas recorrentes como ilustração de diálogos possíveis para a aproximação.

 

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS:

 

MODALIDADE PRESENCIAL: 100 (cem) vagas

 

Público interno: Clique aqui para efetuar sua inscrição.

 

Público externo: Clique aqui para efetuar sua inscrição.

 

MODALIDADE A DISTÂNCIA: 10.000 (dez mil) vagas

Público interno e externo: Clique aqui para acessar o evento.

PERÍODO DE INSCRIÇÕES: das 9h de 21 de setembro às 18h de 4 de outubro de 2023.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A participação na modalidade a distância está dispensada do ato de inscrição, bastando acessar o link do evento.

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

Data: 06/10/2023 (sexta-feira)

Horário: das 10h às 12h

Tema: Estratégias para fortalecer a conexão entre adultos e jovens.

Conteúdo programático: Elementos constitutivos da escuta qualificada. Comunicação Não Violenta aplicada ao diálogo. Sentimentos e conceitos que subsidiam a não conexão. Resolução de conflitos pelo diálogo – troca de empatia, enxergando por trás das atitudes. Colocação de limites pela e para a não violência.

Palestrante: Carmen Silvia Carvalho - Mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo); ministra cursos, workshops e palestras sobre Cultura da Paz; conselheira e professora na Associação Palas Athena Brasil; facilitadora do projeto “Se liga moçada” de prevenção à violência contra a mulher; atua com atendimento psicopedagógico e orientação de pais; assumiu a Coordenação do curso de Cultura da Paz e tecnologias da convivência na Associação Palas Athena do Brasil, em 2021, bem como a assessoria para equipe de Mediação de conflitos da DRE de Vila Brasilândia e Freguesia do Ó em 2022.

METODOLOGIA: Aula expositiva

LOCAL: Auditório da Escola Judicial dos Servidores – EJUS, situado na Rua da Consolação, 1483 – 8º andar - São Paulo/SP, próximo ao metrô Higienópolis-Mackenzie (Linha 4 – Amarela).

 

 


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP