COORDENADORIA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

Palestra: ‘O Trabalho Reprodutivo na Esfera do Cuidado: Elementos para a Elaboração dos Relatórios, Laudos e Pareceres Sociais’

EDITAL

 

A ESCOLA JUDICIAL DOS SERVIDORES, em parceria com a COORDENADORIA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, comunica que realizará a palestra ‘O Trabalho reprodutivo na esfera do cuidado: elementos para a ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS, LAUDOS E PARECERES SOCIAIS’, aprovada pelo seu Conselho Técnico, em reunião de 26 de setembro de 2023, sob a coordenação do desembargador Reinaldo Cintra Torres de Carvalho, no dia 24 de novembro de 2023.

 

OBJETIVOS: Problematizar o trabalho reprodutivo do cuidado para a construção dos estudos, perícias e pareceres sociais no Poder Judiciário. Apresentar a Teoria da Reprodução Social (TRS), seus fundamentos e pontos centrais para pensar o trabalho do cuidado. Aprender o trabalho do cuidado no cotidiano das famílias atendidas nos Autos Processuais. Contribuir com elementos para pensar os estudos, perícias e pareceres sociais, a partir da TRS (que envolve a esfera do cuidado).

  

PÚBLICO-ALVO: Juízes e Servidores do Tribunal de Justiça, Promotores de Justiça e Servidores do Ministério Público, Defensores Públicos e Servidores da Defensoria Pública, Membros e Servidores das Secretarias Estaduais e Municipais, Advogados, Delegados, Assistentes Sociais e Psicólogos, Profissionais da Rede de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e demais interessados.

 

VAGAS OFERECIDAS: 10.000 (dez mil) vagas para a modalidade a distância.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

 

1. A participação importará o conhecimento de todas as instruções, tais como se acham estabelecidas neste Edital, não podendo ser alegada qualquer espécie de desconhecimento.

 

2. Os servidores do Tribunal de Justiça deverão observar as normas contidas na Portaria Conjunta nº 1, de 3 de setembro de 2012, publicada no DJE em 28/9/2012, págs. 1 a 4 e alteração publicada no DJE em 1º/2/2013, pág. 1.

 

3. A palestra será realizada via Microsoft Teams, com acesso em tempo real, dispensado o ato de inscrição, bastando acessar o link informado ao final do edital.

 

4. Haverá emissão de certificado eletrônico àqueles que apresentarem no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

 

5. Eventuais dúvidas poderão ser encaminhadas para ejus.eventos@tjsp.jus.br.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Data: 24/11/2023 (sexta-feira)

 

Horário: das 15h às 17h

 

Tema: O trabalho reprodutivo na esfera do cuidado: elementos para a elaboração dos relatórios, laudos e pareceres sociais.

 

Conteúdo programático: Teoria da Reprodução Social (TRS), seus fundamentos e pontos centrais para pensar o trabalho do cuidado. A importância da apreensão do trabalho reprodutivo para pensar o cotidiano das famílias e pessoas atendidas nos Autos Processuais e na elaboração dos estudos periciais e pareceres sociais no Poder Judiciário.

 

Palestrante: Mariana Sato dos Reis - Assistente Social, formada pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP - Campus de Franca (2008-2011) - Bolsista FAPESP. Mestre em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, UEL (2012- 2014), com a pesquisa "Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua de Londrina (PR): uma análise a partir da perspectiva do usuário" (CAPES). Doutoranda e Bolsista CAPES do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), pesquisadora da Teoria da Reprodução Social (TRS) para o Serviço Social. Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, lotada na 2ª Vara da Infância e da Juventude da comarca de José Bonifácio. Diretora do CRESS-SP/Seccional São José do Rio Preto, no cargo de tesoureira. Autora do livro "Poesia em Travessia" (2018); e, de “Entrecortadas” (2023), contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria de Cultura de São José do Rio Preto/SP.

 

METODOLOGIA: Aula expositiva.

 

Clique aqui para acessar o evento


O Tribunal de Justiça de São Paulo utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, a fim de obter estatísticas para aprimorar a experiência do usuário. A navegação no portal implica concordância com esse procedimento, em linha com a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais do TJSP